O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió iniciou, no último final de semana, a implantação de elastoplásticos em formato de placas de advertência na Avenida Menino Marcelo. A medida tem como objetivo principal melhorar a segurança para condutores e pedestres que utilizam essa via, que é uma das principais da cidade.
A sinalização foi colocada antes dos semáforos, indicando a presença do equipamento, e também antes das faixas de pedestres. Os trabalhos começaram nas proximidades da Avenida Juca Sampaio, no bairro Barro Duro, e seguiram pela via até o Conjunto José Tenório, na Serraria.
“A Menino Marcelo é uma via de extrema importância em Maceió, com um grande fluxo de veículos e pedestres durante todo o dia. Por isso, escolhemos essa avenida para dar início à implantação dos elastoplásticos”, destacou André Costa, diretor-presidente do DMTT. “Com essa medida, esperamos proporcionar mais segurança para todas as pessoas que utilizam esse corredor”, complementou.
As placas de elastoplástico estão posicionadas lado a lado, a uma distância de 100 metros antes dos semáforos ou faixas de pedestres. Essa solução é considerada inovadora e tem como objetivo aprimorar a segurança nas pistas arteriais urbanas que possuem um grande número de interferências.
“Esses equipamentos têm a capacidade de serem moldados de acordo com as características específicas de cada local, proporcionando uma abordagem personalizada para alertar os motoristas e pedestres sobre os pontos de maior atenção na via”, comentou Luciano Martins, diretor de Obras Viárias.
Além de alertar visualmente os condutores sobre faixas para a travessia de pedestres e semáforos próximos, as placas de elastoplástico também incentivam uma redução adequada de velocidade, contribuindo assim para minimizar riscos e acidentes.
A implantação dessas placas de advertência é mais uma ação do DMTT para melhorar a segurança no trânsito de Maceió. A iniciativa visa proporcionar um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os usuários da via, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.