No Dia do Psicólogo, comemorado neste domingo (27), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) destaca a importância do trabalho desses profissionais na construção de um ambiente educacional saudável e acolhedor. No contexto educacional, os psicólogos desempenham um papel crucial, auxiliando os alunos a lidar com desafios emocionais, sociais e cognitivos, promovendo a resiliência e o bem-estar mental.
O papel do psicólogo educacional vai muito além de ajudar os alunos a lidar com problemas emocionais e cuidar das mentes que constroem o futuro. Eles também são fundamentais para promover um desenvolvimento integral dos estudantes e apoiar os educadores em suas respectivas jornadas. São esses os desafios dos 61 profissionais da psicologia que atuam na rede pública municipal de ensino.
Além disso, trabalham em parceria com os professores para desenvolver estratégias pedagógicas que atendam às necessidades individuais de cada aluno, garantindo uma educação inclusiva e de qualidade.
“Nossos psicólogos escolares são verdadeiros alicerces do bem-estar de nossos alunos. Eles proporcionam um espaço seguro para que nossas crianças expressem seus sentimentos e preocupações, permitindo que elas se concentrem melhor em seus estudos. Precisamos celebrar esse dia tão importante para a categoria”, destaca a psicóloga educacional, Walkiria Souza.
Walkiria é psicóloga formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela niciou sua carreira profissional como psicóloga escolar, desenvolvendo ações educacionais, pensando nas questões de saúde mental dos professores, estudantes e familiares.
Após aprovação em concurso, a psicóloga assumiu seu lugar na Semed, trabalhou com ações de acompanhamento das escolas, com alunos com deficiências, nas formações dos profissionais de apoio. Em 2021, participou da construção e seleção do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para os novos psicólogos que atuam em unidades de ensino municipais.
Gestão do estresse
Não são apenas os alunos que se beneficiam com a presença dos psicólogos nas escolas. Os professores também recebem apoio valioso para lidar com desafios em sala de aula e para aprimorar suas práticas pedagógicas.
Os psicólogos podem oferecer orientação sobre maneiras de lidar com comportamentos disruptivos, promover a inclusão de alunos com necessidades especiais e até mesmo auxiliar na gestão do estresse e do Burnout entre os profissionais de ensino.
A psicóloga Leilane Ferreira, que atua na Escola Municipal Corintho da Paz, compartilha um pouco de sua jornada. “A psicologia visa sempre o contexto da escola, buscando promover sempre todo o processo de aprendizado de forma eficiente. É muito gratificante estar na rede municipal de educação, contribuindo para o desenvolvimento saudável dos nossos alunos”, frisa.
Leilane tem mestrado em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e sua trajetória com a educação surgiu desde a graduação, na qual já nutria essa paixão, levando projetos de psicologia para as escolas em que tinha estudado durante sua formação. Pensando em como a psicologia pode contribuir com os processos de aprendizagem, além do bem-estar da comunidade escolar.
Formada em 1983, a professora Maria Fátima exerce hoje a função de psicóloga na Semed. Ela conta que sempre nutriu o desejo de trabalhar com a educação, sendo também apaixonada pela psicologia.
“A psicologia escolar é um dos campos mais ricos da minha área, possibilitando o contato com toda a comunidade, conhecendo um pouco de cada um”, relata, comemorando o fato de ter conseguido unir as duas paixões.