logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Descarte irregular de resíduos em Maceió gera prejuízos e riscos para a população durante o período chuvoso.

COMPARTILHE

Descarte irregular de resíduos é origem para diversos problemas na cidade. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

O descarte irregular de resíduos tem se tornado um problema recorrente em diversas cidades, e em Maceió não é diferente. Móveis inservíveis, pneus, restos de podas de árvores, lixo doméstico e resíduos da construção civil são encontrados com facilidade em praças, vias públicas e terrenos, causando uma série de transtornos para a população e prejuízos ao meio ambiente, especialmente durante o período chuvoso.

Em 2023, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) teve que recolher mais de 100 mil toneladas de lixo em pontos crônicos de descarte irregular. O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ressalta que essa prática incorreta pode acarretar problemas não só para o meio ambiente, mas também para a própria população que a adota.

Durante o período das chuvas, a situação se agrava, visto que uma grande quantidade de resíduos é arrastada para bueiros e galerias, podendo causar entupimentos e alagamentos. Teófilo destaca a importância da conscientização da população em relação ao descarte adequado de resíduos, a fim de evitar transtornos e prejuízos.

Além de fazer o descarte correto, a população também pode contribuir denunciando casos de descarte irregular. Através do 0800 082 2600 ou do WhatsApp 98802-4834, é possível enviar fotos e vídeos de flagrantes, colaborando para a identificação e punição dos infratores. A multa é uma das medidas adotadas pela Alurb para coibir essa prática nociva.

O diretor-presidente ressalta que a autarquia oferece diversos serviços e equipamentos para auxiliar a população na limpeza da capital e na prevenção de riscos. No entanto, a falta de consciência e cuidado com a cidade pode resultar em multas para aqueles que insistirem em descartar irregularmente. É fundamental que todos façam a sua parte para manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade