A Defesa Civil de Maceió participou de um simulado de evacuação com escolas localizadas no Pontal da Barra, no dia 6 de novembro de 2024. O exercício foi coordenado pela Apell (Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais) e teve como objetivo preparar a comunidade escolar para situações de emergência, simulando um possível vazamento de produtos químicos na região da Braskem.
O simulado contou com a participação de equipes da Defesa Civil, juntamente com os coordenadores de evacuação da Apell, que auxiliaram as crianças das escolas a saírem em segurança até o ponto de encontro, após o acionamento da sirene de emergência. Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, ressaltou a importância desses exercícios para preparar tanto os professores quanto os alunos para possíveis cenários de emergência.
O simulado envolveu 250 crianças das escolas Estrela da Manhã, Centro Municipal de Educação Infantil Mestre Mário Izaldino e Escola Municipal Silvestre Pericles, além de 90 membros da comunidade local. A ação também colocou em prática o Plano de Controle de Emergências Interno da fábrica, visando minimizar ou eliminar os impactos decorrentes da situação hipotética de vazamento químico.
Esses simulados são essenciais para garantir a preparação e a segurança da comunidade em casos de emergência real. Ao simular e treinar as ações necessárias em situações de crise, a Defesa Civil e a comunidade escolar se preparam adequadamente para agir de forma rápida e eficiente, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.
Por meio dessas ações preventivas e de treinamento, a Defesa Civil de Maceió demonstra seu compromisso com a segurança e a preparação da população em situações de emergência, trabalhando em conjunto com as escolas e a comunidade local para garantir uma resposta eficaz diante de possíveis desastres.