A Defesa Civil de Maceió promoveu na tarde desta terça-feira (21) a cerimônia de entrega de certificados para 109 novos voluntários que concluíram a formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Esses voluntários se juntam aos 44 Nudecs que já estão em atividade desde o ano passado em diferentes comunidades da cidade, atuando como uma extensão da Defesa Civil Municipal nos bairros considerados de risco.
Um dos novos integrantes dos Nudecs é Flávio Morais, que vai atuar no Jacintinho. Ele conta que já era líder comunitário e viu nos Nudecs uma oportunidade de contribuir ainda mais com seu bairro. “Esse projeto foi maravilhoso e atende a nossa comunidade, porque quando precisamos da Defesa Civil, acionamos e as equipes chegam rapidamente para nos ajudar”, diz Flávio.
Os Nudecs são compostos principalmente por líderes comunitários que já conhecem e atendem as demandas das comunidades em que vivem. Durante o período chuvoso, eles acionam diretamente a Defesa Civil para realizar ações de resposta à comunidade, como retirada de pessoas de áreas de risco e identificação de possíveis deslizamentos de barreiras e desabamentos de residências.
Abelardo Nobre, coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, destaca a importância dos Nudecs. “Eles são os nossos olhos nas comunidades e estão presentes no dia a dia, o que facilita o acesso e nos auxilia a atender as demandas”, afirma.
Janiere Ferreira, moradora do bairro do Rio Novo, decidiu se voluntariar para ser Nudec depois de ter sido socorrida pelos agentes da Defesa Civil durante uma inundação causada pelo transbordamento da Lagoa Mundaú. “Ao ver o tratamento dos agentes com as pessoas da minha comunidade, eu quis fazer parte disso”, conta Janiere.
Os voluntários passaram por dois módulos de formação, nos quais aprenderam sobre a Defesa Civil, as regras dos Nudecs, conceito de voluntariado, primeiros socorros, avaliação de barreiras e imóveis, e processo de atendimento da Defesa Civil. Após a formação, os Nudecs estão aptos a atuar nas comunidades, antes, durante e após o período chuvoso, participando de ações de preparação, prevenção, resposta e restabelecimento.
Durante o evento de entrega dos certificados, Abelardo Nobre também apresentou o Plano de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2024, chamado Previne Maceió. Ele ressaltou como os Nudecs foram essenciais para evitar vítimas fatais nos dois últimos anos durante o período chuvoso. Além disso, destacou que as ações de prevenção contribuíram para uma redução de 60% no número de ocorrências nos últimos três anos.
A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) e contou com a presença dos voluntários certificados, dos Nudecs que já atuam nas comunidades, dos agentes da Defesa Civil e dos moradores das comunidades.