A Defesa Civil emitiu um alerta na manhã de sexta-feira (19) sobre a possibilidade de deslizamentos em áreas de risco, devido ao início do período de chuvas. As equipes do órgão estão intensificando seu trabalho e estão em campo para atender às necessidades da população.
Em apenas 24 horas, a capital recebeu uma chuva de 82 mm. O total esperado para todo o mês de abril é de 194 mm. No entanto, até agora já choveu 189 mm, o que equivale a 95% do volume total previsto para o mês. Este alto volume de chuva aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra e alagamentos.
Desde o último domingo (14), a Central de Atendimento da Defesa Civil recebeu 90 chamados. A maioria das solicitações veio dos bairros de Jacintinho, Feitosa e Chã da Jaqueira. Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão, enfatizou a necessidade de a população permanecer alerta. “A previsão é que continue chovendo ao longo do dia, por isso orientamos a população a ficar atenta, pois pode haver deslizamentos e já há registro de alagamentos. Quem reside em área de risco, principalmente, deve procurar um local seguro e, em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil”, disse.
A Defesa Civil está incentivando a população a manter-se informada sobre os riscos e alertas de chuva. O órgão emite avisos para os indivíduos inscritos em sua plataforma de alerta. Para receber essas mensagens, é necessário que o cidadão informe o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, sem custo.
Além do serviço de SMS, a Defesa Civil também oferece alertas por meio dos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra opção.
Para este fim de semana, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuvas moderadas em algumas regiões no sábado (20) e intercorrência de nuvens com curtos períodos de sol e possibilidade de chuvas isoladas no domingo (21). A Defesa Civil e suas equipes continuam em alerta e atendendo às ocorrências em todas as áreas de risco de Maceió. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil acompanha as condições climáticas em tempo real.