A Defesa Civil de Maceió desmentiu informações que circulavam em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens sobre a interdição total da Rua Passos de Miranda, conhecida como Ladeira do Calmon, no bairro Bebedouro. De acordo com o órgão, a informação é falsa e não haverá interdição total da ladeira em nenhum momento.
O que está acontecendo na região são demolições preventivas recomendadas pela Defesa Civil Municipal, como parte das ações previstas para os bairros afetados pelo afundamento do solo. As atividades de demolição das edificações começaram nesta segunda-feira (25) e a Rua Dr. Passos de Miranda ficará parcialmente isolada apenas durante esse processo.
O isolamento de meia pista será realizado preferencialmente aos finais de semana, quando o trânsito no sentido Flexal será desviado pela Rua Carteiro João Firmino, com exceção do transporte coletivo e ambulâncias, que terão passagem livre. Todas as atividades de demolição e gestão dos resíduos serão executadas de acordo com normas ambientais e de segurança, com controle da emissão de poeira e monitoramento de ruídos na região.
A demolição preventiva das construções com danos estruturais está prevista no 3° Termo de Cooperação (TC3) firmado entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió em janeiro de 2020. A Defesa Civil ressalta a importância de seguir as recomendações e orientações durante esse processo, visando a segurança de todos os moradores e transeuntes da região.
É fundamental que a população esteja ciente de que não haverá interdição total da Ladeira do Calmon e que as medidas adotadas têm como objetivo prevenir possíveis acidentes e garantir a estabilidade da região. A Defesa Civil permanece à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais sobre o assunto.