O início da estação chuvosa na segunda quinzena de abril trouxe um volume significativo de precipitações para Maceió, capital de Alagoas. A Defesa Civil da cidade já registrou, desde o último domingo (14), um total de 82 solicitações da população. Das solicitações abertas, 66 já foram atendidas e as restantes estão sendo processadas.
A Defesa Civil, como um órgão de prontidão, mantém equipes disponíveis 24 horas por dia para atender às demandas dos habitantes de Maceió, especialmente àquelas relacionadas às chuvas. Hugo Carvalho, meteorologista da Defesa Civil de Maceió, atualizou os dados de precipitação, dizendo: “Em 24 horas, registramos 48mm e, no total do mês, já são 164mm, que representa 84% do previsto para abril”.
As medidas preventivas estão sendo tomadas com a Defesa Civil Municipal permanecendo em nível operacional de alerta, com todas as equipes prontas para atender à população. Nos últimos dias, houve 25 registros de deslizamentos de barreiras. Os bairros mais afetados foram Chã da Jaqueira e Jacintinho.
Carvalho também prevê a continuidade das chuvas para esta quarta-feira (17), com períodos de céu nublado intercalados com chuvas isoladas.
Abelardo Nobre, coordenador-geral, enfatiza a importância de precauções, especialmente para aqueles que residem em áreas consideradas de risco. Ele aconselha que a qualquer indício de alagamento, deslizamento, queda de árvore ou desabamento, as pessoas devem buscar um local seguro e contatar a Defesa Civil.
Para manter a população informada, a Defesa Civil de Maceió oferece um serviço de alertas por meio de várias plataformas. A população pode receber informações em seus celulares sempre que há riscos de chuvas fortes, deslizamentos e alagamentos. O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec) emite esses alertas e avisos.
Os interessados em receber as mensagens precisam informar o CEP da sua residência para o número 40199, por SMS, gratuitamente. Além disso, a Defesa Civil também oferece o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram.
Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o número (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra. No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento.