logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Crianças de Maceió vivenciam dia especial com sessão de cinema no Parque Shopping neste sábado (18)

COMPARTILHE

Cerca de 80 crianças, assistiram  ao filme “Garfield – Fora de Casa. Foto: Victor Vercant/ Secom Maceió

Neste sábado (18), as crianças e adolescentes das unidades de acolhimento e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tiveram a oportunidade de desfrutar de uma sessão de cinema especial, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Parque Shopping Maceió e o Cinesystem, proporcionou momentos de diversão e descontração para aproximadamente 80 jovens, que puderam assistir ao filme “Garfield – Fora de Casa”.

Uma das crianças beneficiadas foi Andreia Vitória, de 8 anos, integrante do SCFV do Cras Cidade Sorriso, que nunca havia tido a oportunidade de ir ao cinema antes. Emocionada, a menina compartilhou sua experiência: “Foi primeira que assisti um filme no cinema. Achei bem legal. A tela é bem grandona. Quero vir mais vezes”.

Além da sessão de cinema, uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) esteve presente no shopping distribuindo panfletos informativos sobre a importância do Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual Infanto-juvenil, ressaltando a necessidade de denunciar casos de abuso.

As ações em prol da conscientização não se limitaram apenas ao cinema. Durante a semana, as equipes da Subsecretaria da Primeira Infância, da Criança e do Adolescente e da Coordenação Geral dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Semdes promoveram uma série de palestras e apresentações culturais no Maceió Shopping, como parte das atividades do Maio Laranja.

Ainda dentro das ações do Maio Laranja, está previsto um treinamento para os colaboradores do Parque Shopping em parceria com a equipe dos Creas. Essa iniciativa, idealizada pela Semdes em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Especial da Juventude e Lazer (SEJL), visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio foi escolhido como data simbólica para essa luta, em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos brutalmente assassinada em 1973. Desde então, a data se tornou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destacando a gravidade desses crimes e a importância de denunciá-los.

Para denunciar casos de abuso e exploração sexual, basta ligar para o Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo. A conscientização e a mobilização da sociedade são fundamentais para proteger a infância e a adolescência contra essas violências.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade