A creche Sônia Cavalcanti, localizada no bairro Cambona, promoveu nesta segunda-feira (9) a I Mostra de Artes da unidade de ensino municipal. O objetivo da ação foi incentivar os alunos a produzirem suas próprias obras de arte, ao mesmo tempo em que tiveram contato com as produções regionais.
Durante dois meses, as crianças aprenderam sobre as produções de artistas alagoanos, como Lu Azul, Zezinho do Arapiraca e Lula Nogueira. Com base nesse conhecimento adquirido, elas produziram releituras das pinturas para criar suas próprias obras, que foram apresentadas na mostra.
Além de aprenderem sobre a arte de Alagoas em sala de aula, a turma do Maternal II, que trabalhou com o artista Zezinho de Arapiraca, teve a oportunidade de visitar a obra do mestre, intitulada “Sereia”, que está localizada na praia de Pajuçara. Essa escultura representa uma figura do imaginário alagoano e as crianças puderam vivenciar de perto essa importante manifestação artística.
A coordenadora pedagógica da creche, Tatiana Angélica, ressaltou a importância de incentivar o contato dos alunos com a cultura popular e valorizar as referências culturais trazidas por suas famílias. Segundo ela, os eixos curriculares da Educação Infantil são a interação e a brincadeira, e é nesses momentos de brincar com a arte que as crianças estão se encontrando e descobrindo suas próprias afinidades.
O professor do 2° período, Leandro Correia, destacou o interesse dos estudantes pelos artistas e a vontade de conhecer mais sobre as obras que estão espalhadas pela cidade. Segundo ele, foi muito interessante pesquisar a história dos artistas locais e analisar suas obras junto com as crianças. Essa experiência contribuiu para o enriquecimento sociocultural dos alunos, fazendo com que eles passassem a refletir mais sobre as obras de arte e suas significâncias.
Um dos alunos do 2° período, Wellington Gonçalves, de 6 anos, contou que aprendeu bastante sobre várias obras de arte e aproveitou bastante a experiência. Ele afirmou que gostou muito de desenhar as pinturas do Lula Nogueira, principalmente a do Caju, e que adora pintar.
Essa atividade faz parte das comemorações do mês das crianças e foi uma oportunidade única para os alunos da creche Sônia Cavalcanti se expressarem artisticamente, além de valorizar a cultura local e estimular a criatividade e o desenvolvimento das habilidades artísticas das crianças.