logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cooperativas de reciclagem de Maceió garantem renda extra no Festival Verão Massayó, coletando mais de 22 toneladas de recicláveis

COMPARTILHE

Festival Verão Massayó garante renda extra para cooperativas de reciclagem da capital. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

No Festival Verão Massayó, um dos eventos mais esperados pelos moradores de Maceió, as cooperativas de reciclagem têm a oportunidade de atuar na coleta seletiva e garantir uma renda extra para mais de 160 famílias. Pelo segundo ano consecutivo, as cooperativas Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes têm recolhido uma quantidade significativa de materiais recicláveis, totalizando mais de 22 toneladas até o momento.

Essa parceria entre as cooperativas e a Prefeitura é fundamental para destinar corretamente os resíduos e evitar que sejam levados para o aterro sanitário, o que diminuiria a vida útil do local. Além disso, a coleta seletiva contribui para a geração de renda das famílias que trabalham nesse segmento.

Durante o festival, as cooperativas realizam a coleta dos recicláveis e os transportam até a sede, onde ocorre a triagem e o processo de prensagem. Em seguida, esses materiais são vendidos, gerando retorno financeiro para as famílias cooperadas. A presidente da Cooprel Benedito Bentes, Patrícia Ramos, destaca a importância desse trabalho em eventos como o Festival Verão Massayó, pois em apenas uma noite é possível recolher uma quantidade de material que normalmente levaria um mês para ser coletada.

Essa parceria entre as cooperativas e a Prefeitura também se estende aos dias de show durante a época do São João, onde foram recolhidas mais de 16 toneladas de materiais. O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo, ressalta a importância dessa parceria nos grandes eventos, proporcionando um ambiente limpo e confortável, além de ampliar a geração de renda para as cooperativas.

Em julho de 2023, o prefeito JHC assinou a ampliação da coleta seletiva na capital, atendendo agora 50 mil residências, o dobro do número anterior. Essa ampliação era um anseio antigo dos cooperados, que participaram de diversas reuniões para que esse objetivo fosse alcançado. Moacir Teófilo enfatiza o resultado positivo dessa iniciativa e o alívio em ver a ótima atuação das cooperativas nos grandes eventos e no dia a dia.

O Festival Verão Massayó, além de ser um evento aguardado pelos maceioenses, também se tornou uma oportunidade para as cooperativas de reciclagem da cidade. A parceria com a Prefeitura tem garantido não só a destinação correta dos resíduos, mas também a geração de renda para mais de 160 famílias. Com a ampliação da coleta seletiva, as cooperativas passam a atender um número ainda maior de residências, fortalecendo o trabalho desses cooperados e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade