A Controladoria Geral do Município de Maceió (CGM) deu mais um passo em direção à eficiência dos serviços públicos ao aderir ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias, conhecido como Procor e gerido pela Controladoria Geral da União (CGU). O termo de adesão foi assinado na semana passada pelo controlador-geral do município, José de Barros Lima Neto.
A iniciativa do Procor é apoiar a Prefeitura de Maceió na execução das atividades correicionais, promovendo a integração das corregedorias em todo o Brasil. Isso busca padronizar e aperfeiçoar a gestão de processos, além de capacitar os servidores que atuam nesse sistema.
José Neto ressaltou a parceria entre a CGU e a CGM de Maceió, que já vinha sendo fortalecida desde a adesão ao programa “Time Brasil”. Ele enfatizou que o objetivo é fomentar a atividade correcional no município, disponibilizando capacitação, material orientativo e sistemas informatizados, e promovendo o intercâmbio de boas práticas de gestão.
Para efetivar essa parceria, a gestão de Maceió planeja realizar reuniões, eventos e concursos de boas práticas administrativas. A adesão ao Procor é vista como mais uma ação da atual administração municipal em busca da eficiência dos serviços públicos.
Com a adesão ao Programa, a CGU permitirá que a CGM utilize o ePAD, um sistema que organiza as informações dos procedimentos administrativos correcionais, gerando peças necessárias para a condução dos processos disciplinares. Segundo o controlador-geral do município, essa metodologia resultará em processos de sanção mais céleres, efetivos e seguros.
Em resumo, a adesão da CGM ao Procor representa um avanço na busca pela eficiência dos serviços públicos em Maceió, com a integração e capacitação dos servidores e a utilização de ferramentas tecnológicas para aprimorar a gestão dos processos correicionais.