A tradição de comprar fogos de artifício para as festividades de fim de ano está cada vez mais presente no Réveillon. Em Maceió, os comerciantes que desejam vender esse tipo de material devem seguir um processo rigoroso para garantir a segurança tanto dos comerciantes quanto dos clientes.
A autorização para venda de fogos de artifício deve ser solicitada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), localizada no bairro de Jaraguá, na Rua Alexandre Passos. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, ressalta a importância desse processo para garantir um ambiente seguro para todos.
As equipes da Semsc estão constantemente fiscalizando os pontos de venda de fogos de artifício. Após dar entrada no processo de autorização, o comerciante deve aguardar a aprovação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que emite um Laudo de Vistoria. Com esse documento em mãos, o comerciante retorna à Semsc para solicitar a emissão do alvará de permissão.
É importante ressaltar que a autorização para barracas de fogos de artifício tem validade até o dia 31 de dezembro. Portanto, os comerciantes devem estar atentos para renovar a licença caso desejem continuar vendendo até o fim do ano.
Para solicitar a autorização, os comerciantes devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência do representante legal, CNPJ, alvará de funcionamento da empresa, projeto da barraca e contrato de locação de imóvel, no caso de barracas em áreas privadas.
A Semsc está comprometida em garantir a segurança de todos os envolvidos na venda de fogos de artifício. Por isso, é fundamental seguir todas as exigências e prazos estabelecidos para a obtenção da autorização. Dessa forma, os comerciantes poderão oferecer um ambiente seguro para seus clientes e contribuir para que as festividades de fim de ano sejam ainda mais especiais.