O Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) está empenhado em promover a conscientização e o combate ao racismo estrutural e institucional em Maceió, através da realização de dois eventos marcantes no mês de março. Em reunião realizada nesta quinta-feira (22), o grupo definiu as ações em referência ao Dia Nacional Marielle Franco e ao Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial.
No dia 14 de março, em memória de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro brutalmente assassinada em 2018, o Compir planeja organizar o Encontro Municipal de Diálogos Feministas Antirracistas. O objetivo é discutir questões relacionadas à igualdade de gênero e étnico-racial. Já no dia 21 de março, data em que se celebra a luta contra a discriminação racial, o Comitê realizará o 1º Ciclo de Conversas no Território no Benedito Bentes, com o tema “(Sobre)vivências Negras e os Desafios da Cidadania diante do Racismo”.
A presidente do Compir, Arísia Barros, ressaltou a importância desses eventos como forma de iniciar as atividades do grupo, que é considerado pioneiro no país. A proposta é promover a troca de experiências e o registro de memórias e saberes, visando a construção de um ideário antirracista. Além disso, o Comitê decidiu produzir um podcast, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, para compartilhar histórias de pessoas pretas de Maceió.
O Compir, vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, tem como meta principal o enfrentamento e combate ao racismo, que é considerado crime no Brasil. A intenção é sugerir, acompanhar e monitorar medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial na capital alagoana, envolvendo as diversas pastas municipais de forma integrada.
Dessa forma, o Comitê de Igualdade Racial de Maceió demonstra seu compromisso com a promoção da igualdade e o combate ao racismo, por meio de ações e eventos que visam sensibilizar a sociedade e promover a reflexão sobre a importância do respeito à diversidade e à igualdade de direitos.