O Comitê de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió se reuniu na tarde desta segunda-feira (4) para discutir a implantação de ações antirracistas nos projetos sociais desenvolvidos nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. As atividades serão realizadas nos residenciais Oiticica 1 e 2, localizados no Benedito Bentes, e também estão previstas para o Parque da Lagoa, cujas unidades já foram sorteadas.
A coordenadora-geral da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e presidente do Comitê, Arísia Barros, ressaltou a importância de unir esforços para fortalecer a luta antirracista. A proposta visa reforçar os valores institucionais em prol da equidade e da promoção da igualdade entre todos os cidadãos.
Segundo Adriana Leite, assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab) e membro do Comitê, todos os residenciais do Minha Casa Minha Vida contam com projetos sociais a serem executados após a entrega das unidades. Recursos federais já estão destinados para essas ações, que abrangem áreas como geração de renda, ambiental, mobilização comunitária e gestão de condomínio. Atualmente, os projetos estão em andamento no Oiticica e em breve serão expandidos para o Parque da Lagoa.
Além disso, a ideia é incluir a pauta antirracista nessas ações, levando discussões e práticas que promovam a igualdade racial para as comunidades atendidas. Durante a reunião, as assistentes sociais da Semhab, Girlene Passos e Karoline Lamenha, também participaram das discussões.
A proposta do Comitê de Promoção da Igualdade Racial visa fortalecer as ações antirracistas nos projetos sociais desenvolvidos nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida em Maceió. Com a inclusão dessas práticas, a Prefeitura busca promover a equidade e a igualdade racial entre todos os cidadãos, fortalecendo os valores institucionais e formando redes de apoio para a luta antirracista.