Na manhã desta quinta-feira (21), o Benedito Bentes foi palco do primeiro Ciclo de Conversas nos Territórios: (Sobre) Vivências Negras e os Desafios da Cidadania Diante do Racismo. Promovido pelo Comitê Municipal da Igualdade Racial (Compir), o evento marcou a primeira escuta ativa realizada nas comunidades, favelas e periferias da capital alagoana.
Em comemoração ao Dia Internacional da Luta contra o Racismo, a comunidade da parte alta de Maceió se reuniu para prestigiar as ações das secretarias municipais que incentivaram a luta antirracista na região. Dentre as atividades realizadas, destacam-se apresentações afro artísticas, conversas sobre letramento racial, ação da biblioteca móvel, diálogo com a secretária de habitação sobre projetos anti racistas nos programas municipais, conversa com a Secretaria Municipal de Saúde (Sms) sobre saúde pública nas periferias, atendimento CADÚNICO e dinâmica de mapeamento racial com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
A Presidente do Compir, Arísia Barros, ressaltou a importância do evento no Conjunto Cidade Sorriso, no Benedito Bentes, que possui uma população majoritariamente negra e enfrenta desigualdades sociais. Segundo ela, a iniciativa não se limita a oferecer serviços, mas busca também promover conscientização. O racismo, segundo Arísia, é um problema letal que paralisa, e é necessário incentivar a coragem das pessoas para construir uma cidadania baseada no respeito, na história e nas vivências, deixando claro que Maceió é uma cidade sem espaço para o racismo.
O evento contou com a presença de autoridades locais e representantes da comunidade, e foi marcado por discursos inspiradores e ações concretas no combate ao racismo. A programação foi elogiada pelos participantes, que se mostraram engajados em promover a igualdade racial e combater qualquer forma de discriminação.