logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Cerest Maceió promove ações em Janeiro Branco para conscientizar sobre saúde mental no trabalho e garantir bem-estar dos trabalhadores.

COMPARTILHE

Cerest Maceió desenvolveu ações ao longo do mês direcionadas a saúde mental dos trabalhadores. Foto: Analinne Maia (cortesia)

Durante todo o mês de janeiro, o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador de Maceió (Cerest) promoveu uma série de atividades em comemoração ao Janeiro Branco. Essa campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, desmistificando tabus e promovendo o cuidado psicológico em todas as esferas da sociedade.

O foco principal dessas ações foi mobilizar a comunidade em favor da saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho, onde as pressões e demandas podem afetar significativamente o bem-estar dos trabalhadores. O Cerest Maceió enfatizou a necessidade de uma cultura que priorize o cuidado psicológico e o enfrentamento dos desafios relacionados à saúde mental no ambiente profissional.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Cerest, destaca-se a elaboração de material informativo, em formato de folder, específico para a campanha do Janeiro Branco. Esse material aborda questões relacionadas à saúde mental no trabalho e destaca a importância do tema. Além disso, foram realizadas ações educativas em unidades de saúde, onde profissionais e pacientes participaram de atividades voltadas para a conscientização sobre a importância da saúde mental, visando promover um ambiente de cuidado e apoio mútuo.

A equipe do Cerest Maceió também realizou palestras educativas sobre o tema em diversas instituições, abordando diferentes aspectos relacionados à saúde mental no ambiente profissional, como estratégias de promoção do bem-estar e prevenção de transtornos mentais.

Os supermercados também foram incluídos no planejamento de trabalho do Cerest. A equipe promoveu ações de conscientização sobre saúde mental nesses locais, incluindo orientações sobre segurança no trabalho e ergonomia.

A psicóloga Analinne Maia, responsável pela vigilância dos transtornos mentais e violências relacionadas ao trabalho na Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), destacou a importância da atuação preventiva e da identificação dos fatores de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Segundo ela, a nova portaria do Ministério da Saúde reforça a necessidade de uma abordagem integrada na promoção da saúde mental no contexto laboral.

Diante de todas essas ações e recomendações, o Cerest de Maceió reafirmou seu compromisso com a promoção de uma cultura de saúde mental no trabalho, buscando garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores da região.

Caso necessitem de apoio em questões relacionadas à saúde mental, a população pode buscar ajuda em diversos pontos de contato disponibilizados pelo Cerest, como o Centro de Valorização da Vida (CVV-188), CAVIDA – WhatsApp (82) 99333-2375, CAPS, Unidades Básicas de Saúde de Maceió, Cerest Maceió – WhatsApp (82) 98135-1961 / Institucional – (82) 3312-5577, e também em psicólogos e psiquiatras conveniados ou particulares.

O Cerest Maceió está empenhado em cuidar da saúde mental dos trabalhadores e continuar promovendo ações que visam a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população da região.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade