Em breve, o Centro de Referência Drª Terezinha Ramires será reaberto e terá uma nova função: ser um espaço de atendimento para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Localizado no PAM Salgadinho, o local contará com uma equipe multiprofissional que auxiliará na restauração da saúde física, social e mental das vítimas.
O objetivo do espaço é acolher as vítimas de violência que procurarem ajuda espontaneamente ou forem encaminhadas por algum serviço ou instituição. O atendimento será dividido em quatro fases, começando pelo acolhimento e informações gerais, passando pelo diagnóstico inicial e encaminhamento, chegando ao diagnóstico aprofundado e atendimento, e finalizando com o monitoramento do atendimento.
A equipe de atendimento será composta por profissionais especializados em acolhimento humanizado, com conhecimento multidisciplinar. Psicólogas, médicas, advogadas, assistentes sociais e educadores trabalharão juntos para acolher, tratar e recuperar as vítimas.
De acordo com Rebeca Morais, coordenadora de enfrentamento à violência contra a mulher, a grande diferença do Centro de Referência é o acompanhamento contínuo com o psicólogo. Esse profissional irá atender de forma humanizada a vítima desde o momento em que ela chega até depois que ela volta reabilitada para a sociedade.
O Centro de Referência ainda está em obras e tem previsão de inauguração para 2023, segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).