logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Carteirinha do Autista em Maceió facilita acesso a atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados

COMPARTILHE

A Carteirinha do Autista tem facilitado a vida de muitas famílias em Maceió. É o caso de Michelle Carvalho, mãe do Breno, de 9 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Antes de obter a carteirinha, Michelle precisava andar com o laudo médico do filho e fazer constantes xerox, pois o documento muitas vezes se molhava, se perdia ou até era rasgado pelo filho. Com a carteirinha, a rotina de Michelle foi otimizada, trazendo mais praticidade e agilidade em situações do dia a dia.

A Carteirinha do Autista serve para identificação e assegura o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados para pessoas com TEA. A emissão do documento é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes). Mais de 1700 carteirinhas já foram emitidas na cidade.

Segundo Michelle, moradora do Jacintinho, as pessoas da comunidade já compreendem a importância da carteirinha. Em locais como a UPA e supermercados próximos, o atendimento prioritário é garantido assim que apresenta a carteirinha do filho. Ela ressalta que para pessoas com autismo, ter prioridade é fundamental, uma vez que possuem uma menor tolerância a situações de espera.

Ana França, mãe de Daniel, também enfatiza a importância da carteirinha em situações do cotidiano. Ela relata que em algumas ocasiões, devido à falta de identificação, enfrentou situações desagradáveis em filas preferenciais, onde pessoas questionavam o direito prioritário de seu filho.

Além da carteirinha, os responsáveis também recebem um porta-cartão e um cordão com o símbolo do autista, facilitando a identificação do público. A assistente social da Semdes, Raquel Ferreira, destaca que a Prefeitura de Maceió oferece diversos benefícios para promover a inclusão e acessibilidade das pessoas autistas na cidade, como auxiliares de sala nas escolas, transporte público gratuito, entre outros.

Para solicitar a Carteira de Identificação do Autista de Maceió, basta comparecer à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os documentos necessários para a emissão do documento incluem RG, CPF, comprovante de residência, relatório médico e outros documentos específicos.

A Carteirinha do Autista tem se mostrado como uma importante ferramenta para garantir a prioridade e o respeito às pessoas com TEA em Maceió, proporcionando mais qualidade de vida e inclusão para esses indivíduos e suas famílias.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade