logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Capacitação em Maceió reforça estratégias de erradicação do trabalho infantil e notificação compulsória das violências interpessoais.

COMPARTILHE

Capacitação visa combate ao trabalho infantil. Foto: Ascom SMS

Na última terça-feira (30), o auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) foi palco de uma importante capacitação voltada para a erradicação do trabalho infantil. O evento destacou as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o fluxograma de atendimento às situações de trabalho infantil identificadas.

Durante a reunião, Rozali Costa, assistente social da Vigilância Epidemiológica (DVS), compartilhou orientações cruciais sobre a notificação compulsória da ficha de violência interpessoal e autoprovocada, salientando a relevância de ampliar e aprimorar as notificações para torná-las mais eficazes na rede municipal. Segundo Rozali, “é essencial notificar os casos de trabalho infantil, uma vez que essa prática é considerada uma forma de violência. Os dados coletados serão fundamentais para a construção de um perfil epidemiológico e a elaboração de políticas públicas.”

Além disso, a área técnica da SMS informou que será estabelecida uma parceria para que outros serviços da rede intersetorial e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) também possam realizar essas notificações. A capacitação visa preparar os profissionais para identificar e notificar casos de violência, incluindo o trabalho infantil, fornecendo subsídios importantes para a saúde pública e o desenvolvimento de políticas direcionadas ao combate dessa problemática na cidade.

O encontro contou com a presença das assistentes sociais do Cerest Maceió, Nelcirleide de Lima e Renata Amorim. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), por meio da Subsecretaria da Primeira Infância e a equipe da Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

A capacitação se mostrou essencial no combate ao trabalho infantil, reforçando a importância da notificação e da conscientização dos profissionais envolvidos. A iniciativa visa não apenas identificar e notificar casos de violência, mas também contribuir para o desenvolvimento de políticas efetivas de combate a essa prática tão prejudicial para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade