Na manhã desta terça-feira (12), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) realizou mais uma ação da campanha “Essa vaga não é sua”, voltada para conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Os educadores do DMTT estiveram em um hipermercado localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, onde abordaram os motoristas e ofereceram a confecção de novos cartões de estacionamento pela equipe da Divisão de Cadastros (Dicad).
Durante a ação, a autônoma Dilma Nogueira, que estava fazendo suas compras, decidiu adquirir sua credencial de estacionamento. Segundo ela, a praticidade de poder realizar esse procedimento no próprio local onde estava facilitou sua vida. “A vida da gente é uma correria, às vezes eu não tenho tempo de ir e passar um tempo na fila. Então, vir fazer algo cotidiano e ter a oportunidade de fazer o cartão é bem agradável”, relatou Dilma.
Para obter a credencial, os interessados devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência, é necessário levar o laudo médico com o CID da patologia correspondente.
O uso da credencial de estacionamento é fundamental para facilitar a locomoção dos beneficiados. A mãe de Jemerson, Eliane dos Santos, destacou a importância desse documento para lidar com o Transtorno do Espectro Autista do filho. “Às vezes, a gente sente muita dificuldade, porque precisamos de um local para estacionar, e existem alguns irresponsáveis que ocupam as vagas. Mas esse tipo de ação também ajuda a informar sobre isso”, explicou Eliane.
A campanha do DMTT tem o objetivo de alertar os condutores sobre o uso correto das vagas em estacionamentos, visando garantir a acessibilidade e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e idosos. Além disso, a confecção ágil da credencial no local de atendimento evita deslocamentos desnecessários dos beneficiados até a sede do departamento.
Vale ressaltar que estacionar em vagas destinadas a idosos ou pessoas com deficiência é considerado uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acarretando multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e a remoção do veículo.
Dessa forma, a ação educativa promovida pelo DMTT se mostra essencial para conscientizar os condutores e garantir a acessibilidade e inclusão de todos no trânsito da cidade. A iniciativa tem sido bem recebida pelos cidadãos e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.