No último sábado (7), cerca de 150 alunos da rede pública municipal de ensino participaram da Caminhada da Paz, um evento que teve como objetivo conscientizar e engajar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre a importância de cultivar valores como respeito, empatia, diálogo e compreensão mútua entre todos os membros da escola.
A caminhada, que contou com a participação de várias escolas municipais, teve início no Posto 7, na Jatiúca, e seguiu até o Corredor Vera Arruda, localizado no mesmo bairro. O evento foi realizado em comemoração aos 70 anos da rede do Programa das Escolas Associadas (PEA), que é o braço da Unesco nas escolas de Educação Básica de todo o mundo.
Uma das unidades de ensino que participou da caminhada foi a Escola Municipal Maria José Clemente, localizada no bairro Benedito Bentes. A diretora escolar, Júlia Vieira, contou que a escola trabalha com temáticas propostas pela Unesco há cinco anos e que os estudantes estão animados para representar a instituição.
“Todos os anos nossos estudantes produzem atividades em torno dos temas da Unesco. Os estudantes vêm praticando atividades em torno da paz e da sustentabilidade desde o início do ano letivo e estão todos muito animados para representar a nossa escola”, disse Júlia.
Além da caminhada, a programação do evento contou com várias apresentações musicais, como a Banda da Polícia Militar e o Coral das Crianças Montessori. O objetivo foi oferecer um momento de lazer e diversão para os participantes.
A Caminhada da Paz reforçou a importância de promover a cultura da paz nas escolas e na sociedade como um todo. Através de atividades como essa, é possível conscientizar os alunos sobre a importância de valores como respeito e empatia, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
O evento também teve um caráter comemorativo, celebrando os 70 anos da rede do Programa das Escolas Associadas. A participação das escolas municipais demonstrou o comprometimento da educação pública com a promoção de uma cultura de paz e valores humanos.
A Caminhada da Paz foi um sucesso e deixou um importante legado para a comunidade escolar, mostrando que é possível cultivar valores como respeito, empatia, diálogo e compreensão mútua através de atividades educativas e recreativas. A iniciativa das escolas municipais em participar do evento demonstra o compromisso em formar cidadãos conscientes e engajados na construção de um mundo melhor.