Os atendimentos veterinários têm sido o destaque das edições do programa Brota na Grota. A equipe de Saúde Animal tem se dedicado principalmente à vacinação e aplicação de vermífugo em cães e gatos dos moradores das comunidades atendidas.
Desde o início do programa, mais de 8 mil animais já foram vacinados contra a raiva e mais de 7 mil vermífugos foram administrados. Além disso, foram realizados 117 procedimentos de castração desde a chegada do Castramóvel, que se juntou ao programa para reforçar os atendimentos.
Entre os serviços mais procurados oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão a vacina antirrábica e o vermífugo. Ao todo, foram aplicadas mais de 8019 vacinas contra a raiva e mais de 7448 vermífugos em cães e gatos desde 2023.
Recentemente, a Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal (Sabema) se uniu ao Brota na Grota, oferecendo serviços de castração exclusivos para felinos, machos e fêmeas, e inserção de microchips. Até o momento, foram realizadas 117 castrações e inserções de microchips pelos profissionais da Prefeitura.
As castrações são limitadas a 25 felinos por evento, devido à complexidade do procedimento e aos cuidados necessários. Os machos recebem pontos internos apenas, enquanto as fêmeas levam pontos internos e externos, exigindo o uso de roupa cirúrgica.
O microchip é uma forma de identificação dos animais e permite o controle por parte da Prefeitura de Maceió. Caso um animal se perca, o microchip contém dados do tutor e informações sobre a saúde do pet, facilitando sua localização.
Segundo o coordenador do programa, Sergio Miranda, os atendimentos veterinários têm contribuído para o controle das zoonoses e para a promoção da saúde pública. O Brota na Grota, idealizado pela atual gestão e coordenado pela Segov, é considerado o maior programa de inclusão social do Brasil, levando diversos serviços públicos para as comunidades vulneráveis todas as sextas-feiras. A iniciativa aproxima a Prefeitura de Maceió da população mais carente da capital.