O programa Brota na Grota proporciona novas oportunidades e caminhos para as comunidades vulneráveis de Maceió.
As ações da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promove cursos e atividades com foco no empreendedorismo.A iniciativa é realizada pela equipe de Nutrição e Alimentação Escolar ao oferecer oficinas de culinária para a população e avaliação antropométrica em alunos da rede pública de ensino municipal.
Fechando o semestre, de fevereiro até junho, o setor registrou um total de 1.355 atendimentos.Todas as terças-feiras os servidores vão até a localidade, de todas as regiões administrativas da cidade, para ensinar a fazer pães caseiros sem corantes artificiais, utilizando sabores naturais para deixar os produtos mais atrativos, como jenipapo, cenoura e macaxeira.
Além disso, os moradores também aprendem como fazer biscoitos e sequilhos de coco, banana e canela e de cacau.Os trabalhos são realizados nas escolas e creches municipais próximas às tendas onde são oferecidos os outros serviços do programa, ou nas sedes das associações de moradores.
Este mês, 30 comunidades e grotas foram beneficiadas como Jacintinho, Benedito Bentes, Grota do Cigano, Grota da Samambaia, entre outros.Ações de antropometria também são feitas nas unidades de ensino.
O objetivo é avaliar o estado nutricional dos estudantes, por meio da mensuração do peso, altura, dobras cutâneas, índice de massa corpórea, percentual de gordura e peso ideal.
Em casos mais graves, a equipe informa à escola e juntos ligam para a família para encaminhar o aluno a uma unidade de saúde.Segundo a merendeira da rede e gastrônoma da Semed, Raquel Vieira, responsável por ministrar as oficinas, a ideia das receitas partiu do que ela já faz para vender.
Para as receitas serem repassadas nas oficinas, houve um processo antes de degustação, avaliações e criação de estratégias para aprovação.Isso para mim é riquíssimo, não tem dinheiro que pague de poder passar, compartilhar o que sei, com a comunidade.
Esse projeto está sendo muito bom.
Os participantes das oficinas podem fazer com a família se não forem empreender, e se forem, é uma forma de vender com o máximo de nutrição.
A gente leva uma coisa boa, saudável, com corante natural, coisas riquíssimas que nós temos no mercado.
No litoral Norte mesmo temos o jenipapo, que colocamos no pão e que o deixou azul, atrativo para as crianças, para festas, tudo isso da nossa região Nordeste, explicou Raquel.Ainda segundo a servidora, homens e mulheres participam das oficinas com o intuito de conseguir uma renda extra e empreender, logo depois que aprendem as receitas.A gente vê as pessoas super felizes por estarem fazendo esses pães, tendo essa oportunidade.
E como estamos participando do Brota na Grota, de bairro em bairro levando essa receita, a interação entre os alunos e comunidade é prazerosa, eles ficam encantados por estarem participando desse evento.
Alguns dizem: Ah, que legal! Vou poder comer esse pão, porque não tem leite, corante.
E eles ficam encantados por estarem aprendendo a fazer esses pães.
A gente consegue ter uma ligação maior com esses homens e mulheres empreendedores, agregando mais conhecimento em suas vidas, enfatizou.Saiba como fazer os pães e os biscoitos caseirosOs pães e os biscoitos prontos e finalizados já dão água na boca, mas acompanhar o preparo é ainda mais delicioso.
Ainda de acordo com Raquel, produtos como esses são bem atraentes para o mercado, e mais saudáveis, por serem coloridos sem muitos aditivos químicos e feitos especialmente para lanchonetes e festas, inclusive durante o São João.
E para matar um pouco a curiosidade, pedimos à servidora para compartilhar as receitas ao público.Os ingredientes para a massa do pão são os mesmos, o que muda é apenas o sabor, que pode ser de jenipapo, macaxeira, beterraba ou cenoura.
De acordo com Raquel, algumas das principais dicas para um ótimo resultado é sempre trabalhar bem a massa e observar o tempo de seu descanso.Outra dica importante para ver se o estado do pão está bom ou não, é ver se a massa atingiu o véu do glúten.
É uma rede que se forma do trigo para ver se o pão está com elasticidade.
Se não desenvolver bem essa rede, o pão não vai ter um crescimento necessário.
A massa estará no ponto quando ela vai ficando transparente, não se rasga, fica elástica.
É um sinal que ela está pronta para descansar, frisou.Já para os biscoitos, a dica é nunca abrir diretamente na mesa, mesmo sendo mesa de mármore, porque a massa vai grudar nela, tente sempre abrir entre dois plásticos, coloca a massa entre os dois plásticos, pega o rolo e abre a massa com a espessura mínima de 3 mm.
Essa é a espessura ideal para o biscoito.
E para cortá-los, pode usar os cortadores em forma de animações ou fazer bolinhas pressionando em cima da massa bem de leve com o garfo.PÃO ARTESANALIngredientes – Massa1 ovo20ml de óleo de soja10g de sal refinado10g de fermento biológico seco para pão350g de farinha de trigo150ml de água30g de açúcarSabores:150g de macaxeira150g de beterraba150g de cenouraObs: a receita da massa é a padrão, você só escolhe o sabor que quer colocar no pãoModo de preparo:- Em um recipiente coloque a água, o sal, açúcar, ovo, fermento e o óleo.- Misture e adicione o sabor desejado (macaxeira, beterraba ou cenoura), envolvendo tudo- Acrescente a farinha de trigo aos poucos até dar o ponto- Sove bem a massa e coloque para descansar durante 30 minutos- Modele os pães, descanse mais uma vez a massa e depois leve ao forno para assar a 180°, por 30 minutos- Retira do forno e aproveite!SEQUILHOS DE COCOIngredientes:100g de manteiga100g de amido de milho50g de coco ralado50g de açúcar refinado25ml de leite de cocoModo de preparo:- Misture todos os ingredientes e envolva bem- Abra a massa e corte os biscoitos- Coloque para assar em fogo baixo a 160°, por aproximadamente 20 minutosBISCOITO DE CACAUIngredientes:100g de manteiga100g de açúcar demerara100g farinha de trigo10g de cacau em pó50g de amido de milhoModo de preparo:- Misture todos os ingredientes e envolva bem- Abra a massa e corte os biscoitos- Coloque para assar em fogo baixo, a 160°, por aproximadamente 20 minutosBISCOITO DE BANANA E CANELAIngredientes:250g de manteiga100g de açúcar demerara300g de aveia em flocos200g de farinha de aveia10g de canela em pó10g de fermento em póModo de preparo:- Misture todos os ingredientes e envolva bem- Abra a massa e corte os biscoitos- Coloque para assar em fogo baixo, a 160°, por aproximadamente 20 minutos Serviços são oferecidos de forma gratuita a moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade em Maceió.
Fotos: Thony Nunes e Mariel Matias/Ascom Semed Tags:Educaçãosemed maceióEmpreendedorismobrota na grotaOficinas de culináriaprefeitura de maceió SEMEDSecretaria Municipal de Educação Rua General Hermes, 1199 – Cambona CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.