A Secretaria de Educação de Maceió (Semed), promoveu na última segunda-feira (14), durante a 10ª Bienal do Livro de Alagoas”, uma palestra voltada a educadores e pais de alunos da Educação Inclusiva. A palestra teve como tema “Autismo: mais informação e menos preconceito”, e foi ministrada pela médica psiquiatra, Jordana Farias.
Na ocasião, foram abordados temas como rotina escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), informações sobre os melhores tratamentos e discussões sobre como incluir esses estudantes no ambiente escolar.
A palestrante enfatizou que, para além da formação acadêmica, é preciso olhar para as histórias das famílias com crianças autistas e aprender mais sobre suas necessidades. “Na aula de hoje, trouxe informações que aprendi junto com as famílias que têm crianças autistas em casa. É preciso, através da informação, que as escolas alinhem-se com as famílias para dar o auxílio que esses alunos precisam para terem um desenvolvimento feliz e completo”, explicou.
A professora do Atendimento Especializado (AE), Ana Neri, pontuou que iniciativas como essa são de extrema importância para iniciar os debates sobre o papel da educação na vida dos alunos autistas. “Esse momento esclareceu muitas questões pertinentes ao que estamos vivenciando hoje, com a chegada de muitos alunos autistas em sala de aula. A partir dessas iniciativas, os educadores e as escolas passam a se preparar mais para essas situações”, afirmou.