Com o intuito de discutir políticas e a construção de um plano federal, a Secretaria de Bem-estar Animal de Maceió integrou o Seminário do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, que aconteceu nessa quinta-feira (10) e é uma iniciativa do Ministério de Meio Ambiente (MMA).
O evento aconteceu na data simbólica em que se comemora o dia do protetor de animais no Brasil, e reuniu os principais pesquisadores e especialistas do país em cada uma das frentes de atuação que compõem o Plano de Manejo de cães e gatos.
Como representantes da Prefeitura de Maceió, participaram o secretário Gabriel Gomes e a diretora técnica Evelynne Marques, da Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal.
Para o secretário, desenvolver ações municipais é fundamental para caminhar atento ao cenário nacional. “A questão dos caninos e felinos nas cidades brasileiras é uma demanda social e de saúde crônica. Nós aqui em Maceió trabalhamos para proporcionar o bem-estar animal com foco nas principais políticas públicas, trabalhamos bem atento às questões técnicas e no apelo popular, e participar de um debate nacional nos mantém trocando experiências com outros estados e atentos às inclinações do governo federal”, destaca.
O planejamento foi marcado por diálogos com a sociedade civil, conselhos profissionais (CFMV e CRMVs), estados, municípios, Judiciário, Ministério Público e todos os atores que atuam direta ou indiretamente na proteção animal, durante os meses de junho e julho. Após isso, uma série de reuniões técnicas ocorreu com os principais pesquisadores do tema no Brasil, representando GTs -grupos de trabalhos específicos.
Ao todo foram 17 GTs com finalidades de produzir relatórios técnicos para embasar o governo federal no desenvolvimento do Plano de manejo de cães e gatos, abordando desde investimentos em castração à complexidades da acumulação animal, presença desordenada de cães e gatos comunitários, método CED (de Captura esterilizações e devolução), enfrentamentos de catástrofes, atenção básica em saúde e educação ambiental em guarda responsável, este coordenado pela diretora técnica da Secretaria de bem-estar animal de Maceió, Evelynne Marques.
“O âmbito de pesquisas tanto no Brasil quanto no mundo, já documentou detalhadamente a problemática que a questão dos cães e gatos urbanos e há muita clareza de que a mudança é dependente de política pública. Participar de um debate nacional significa muito, porque é momento de levar entendimentos técnicos aos tomadores de decisões e foi valioso deixar nossa contribuição na construção deste que é o primeiro plano nacional para manejo de cães e gatos”
A SEBEA é a primeira Secretaria voltada exclusivamente às questões com animais de Maceió e a atuação é direcionada à castração, educação ambiental, posse responsável e estratégias assistenciais que envolvem a demanda.