No último domingo (11), a cidade de Maceió fez história ao se tornar o tema do samba enredo da Beija-Flor de Nilópolis, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro. Com o enredo “Um delírio de Carnaval de Maceió de Rás Gonguila”, a agremiação levou a capital alagoana para a Marquês de Sapucaí, encantando o público presente e milhões de telespectadores ao redor do mundo.
O prefeito de Maceió, JHC, prestigiou o desfile ao lado da primeira-dama Marina Candia. Segundo o prefeito, o desfile representa um resgate da cultura e da história da cidade, levando Maceió não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Ele ressaltou que o desfile é transmitido para quase 200 países, o que contribuirá positivamente para o turismo e a economia local.
O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo, que contou a história de Rás Gonguila, um engraxate nascido como Benedito dos Santos em Maceió, no início do século passado. Rás Gonguila fundou a agremiação Cavaleiro dos Montes na década de 1930 e se tornou uma figura importante no carnaval alagoano.
Gonguila trabalhava como engraxate nas proximidades do Café do Cupertino, no Ponto Central de Maceió, o que o ajudou a se destacar no carnaval local. O desfile da Beija-Flor de Nilópolis permitiu ao público conhecer não apenas a história de Rás Gonguila, mas também a cultura de Maceió. Os carros alegóricos exibiram a renda, os folguedos e a tradição da capital alagoana.
Mais de três mil pessoas participaram da apresentação, incluindo os filhos de Rás Gonguila, influenciadores digitais alagoanos, o cineasta Cacá Diegues e as rendeiras do Pontal da Barra. A expectativa da escola de samba é conquistar o 15º título de sua história com o destaque dado à cultura alagoana.
Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são transmitidos ao vivo pela TV Globo e contam com a cobertura de mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo. A apresentação da Beija-Flor de Nilópolis com o enredo sobre Maceió certamente atraiu a atenção de milhões de espectadores, que puderam apreciar a riqueza cultural e histórica da cidade alagoana.