logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Base de Acolhimento e Proteção do Bom Parto em Maceió amplia serviços e oferece cinema, dança e atendimentos da Defensoria Pública.

COMPARTILHE

Aulas de dança atraem mais de 100 participantes por dia / Foto: Alisson Frazão

A demanda por serviços da Prefeitura ofertados na Base de Acolhimento e Proteção do Bom Parto tem aumentado consideravelmente desde a implantação da estrutura, que reúne diversas secretarias. Em apenas um mês e meio de atuação, foram realizados mais de 15 mil atendimentos.

Diante da procura da população, o Município decidiu ampliar as atividades oferecidas no local. Agora, além dos serviços já disponíveis, como os da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, do Bem Estar Animal, Fundação Cultural e outras, a Base de Acolhimento também conta com o atendimento da Defensoria Pública, que realiza a emissão de certidões de nascimento, casamento, óbito, entre outros serviços. Além disso, atividades culturais e esportivas são oferecidas das 14h às 20h.

Durante o período da manhã, das 8h às 14h, a população pode obter serviços como a atualização do Cadastro Único, inscrição em programas sociais, atendimentos de saúde, encaminhamento para o Sine e consultas veterinárias para os pets.

Já à tarde, o local se torna um polo cultural e esportivo do bairro Bom Parto. Por meio da Secretaria de Esporte, são promovidos treinos de vôlei e futebol acompanhados por educadores físicos. À noite, às segundas, quartas e sextas, o CineBAP promove sessões de cinema com filmes infantis, de comédia e desenhos animados, com direito a lanche e à presença de personagens e apresentações culturais promovidas pela Fundação Municipal de Ação Cultural.

Além disso, às terças e quintas à noite, são realizadas aulas de dança voltadas para idosos, com média de comparecimento de 150 pessoas.

Uma das novidades desta semana é a oferta de atendimentos da Defensoria Pública. Em parceria com o Município, o órgão montou uma estrutura no local para receber as demandas da população. Por meio dessa ação, as pessoas têm mais facilidade em obter segunda via de documentos de forma gratuita e, com isso, conseguem se inscrever em programas sociais.

Essa iniciativa tem sido muito bem recebida pela população. Marcela Cíntia, moradora próxima à Base, aproveitou para dar andamento ao processo de divórcio. Para ela, ter o serviço perto de casa tem sido uma grande facilidade. “Eu estava precisando disso, porque a pessoa que tem filhos não consegue sair, é difícil de resolver as coisas, mas agora ficou mais fácil”, destaca.

Além disso, a castração de animais também é realizada diariamente na Base, de segunda a quinta. Esse serviço gratuito, que não existia no município e é muito procurado, visa não apenas o bem-estar animal, mas também a saúde pública, já que através da castração é possível prevenir zoonoses que podem ser transmitidas para os seres humanos.

Letícia Araújo, moradora do bairro Jacintinho, aproveitou a oportunidade para castrar seu gatinho Marley. Ela conta que nunca teve condições de pagar pelo serviço e que, se não fosse gratuito, não teria como realizar a castração. Para ela, a disponibilidade desse serviço gratuito facilitou muito sua vida.

Com o sucesso da Base de Acolhimento e Proteção do Bom Parto, a Prefeitura de Maceió demonstra seu compromisso em levar serviços de qualidade para a população, atendendo às demandas e necessidades da comunidade. A ampliação das atividades e a oferta de serviços diversificados são um reflexo dessa preocupação em garantir o bem-estar e o acesso a direitos básicos para todos os cidadãos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade