logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alurb e Instituto Biota se unem e removem baleia encalhada sem vida na Praia de Ponta Verde

COMPARTILHE

Na manhã deste domingo (24), frequentadores da orla de Ponta Verde, em Maceió, foram surpreendidos por uma cena incomum: uma baleia jubarte encalhada e morta na faixa de areia. O Instituto Biota, responsável por lidar com ocorrências desse tipo, prontamente acionou a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana para realizar o recolhimento do mamífero.

Para a remoção do animal, que media cerca de 11 metros, a equipe da autarquia mobilizou diversos agentes de limpeza e duas máquinas, utilizadas para coletar os restos mortais da baleia.

Bruno Stefanis, biólogo e mestre em biodiversidade e conservação, representante do Instituto Biota presente no local, explicou sobre as possíveis causas do encalhe da baleia. Segundo ele, a certeza é de que o animal já encalhou morto. Desde ontem, quando receberam as primeiras imagens, notaram que a baleia estava cheia de gases, indicando que já estava morta há alguns dias. A causa da morte ainda é desconhecida e necessitaria de um estudo mais aprofundado para ser diagnosticada.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, acompanhou a remoção da baleia pessoalmente e explicou o procedimento. Devido ao porte e ao estado avançado de decomposição do animal, o Instituto Biota recomendou que a baleia fosse levada para o aterro sanitário, inviabilizando estudos ou outros procedimentos.

As baleias jubarte, conhecidas cientificamente como Megaptera novaeangliae, podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. São facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal característica da espécie e pelas grandes nadadeiras peitorais, que podem chegar a ter 1/3 do comprimento do corpo e geralmente são brancas.

A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) é responsável por lidar com esse tipo de ocorrência em Maceió. Localizada na Rua Cel. Pedro Lima, 69, no bairro Jaraguá, a ALURB pode ser contatada pelo telefone (82) 3312-5380. Além disso, a central de monitoramento Sudes pode ser acionada pelo número 0800 082 2600 ou pelo Whatsapp (82) 98802-4834. Informações e agendamentos dos parques podem ser obtidos pelo telefone (82) 98801-3651. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 14h. O email para contato é protocolo@alurb.maceio.al.gov.br.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade