logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Autoridades de saúde se reúnem para discutir medidas de combate à meningite em Maceió.

COMPARTILHE

Reunião avalia ações de combate à meningite. Foto: Ascom SMS

Representantes da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniram nesta terça-feira (3) com o Defensor Público do Núcleo de Proteção Coletiva, Daniel Alcoforado Costa, para discutir as medidas adotadas pelas autoridades de saúde para conter o aumento de casos de meningite na cidade. O encontro, que aconteceu na Gruta de Lourdes, contou com a presença de profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Vigilância Epidemiológica e da subsecretária da Atenção à Saúde de Maceió, Roberta Borges.

A reunião foi motivada pela divulgação da Nota Técnica do Ministério da Saúde que reconhece o surto de meningite em Alagoas e solicita que as medidas adotadas pelos órgãos de saúde sejam apresentadas. O plano de enfrentamento da doença em Maceió já foi enviado à Defensoria Pública do Estado, contendo todas as ações da Atenção Básica que estão sendo realizadas.

Durante a reunião, a subsecretária de Atenção à Saúde, Roberta Borges, destacou que a cidade está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde para combater a doença. Além disso, estão sendo adotadas medidas como a antecipação da campanha de multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, ações de educação em saúde, sensibilização e capacitação de profissionais, e transporte para agilizar o encaminhamento de pacientes para os serviços de saúde.

A coordenadora técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Rosicleide Barbosa, também ressaltou que o município está realizando a quimioprofilaxia dos contatos em até 48 horas. Além disso, os profissionais de saúde estão sendo capacitados sobre a importância da notificação imediata da doença e foi criado um canal de comunicação direta com a área técnica para esclarecer dúvidas sobre a meningite.

Durante a reunião, profissionais da Sociedade Alagoana de Infectologia tiraram dúvidas sobre a eficácia das vacinas contra a meningite B e concordaram com a recomendação do Ministério da Saúde de que a população deve se vacinar com as vacinas incluídas no calendário básico do SUS, como a meningite C e a ACWY, que são eficazes.

A Defensoria Pública do Estado avaliou que as medidas adotadas pelos órgãos de saúde são adequadas para o enfrentamento da doença. A reunião também contou com a presença de representantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Laboratório Central (Lacen/AL), Hospital Helvio Auto e Sociedade Alagoana de Infectologia.

É importante ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió está disponível para atender a população e esclarecer dúvidas sobre a meningite, através do telefone 82 3312-5400, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Foto: Ascom SMS

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade