O clima natalino já está presente em Maceió e os artesãos cadastrados na Prefeitura estão prontos para encantar a população com seus produtos feitos à mão. Os grupos de Economia Solidária estão expondo suas criações, que são ótimas opções de presentes para essa época especial.
Dentre os produtos disponíveis, é possível encontrar itens típicos do Natal, como presépios, Papai Noel, guirlandas, árvores de Natal e caixas decoradas. Além disso, há outras peças que podem ser usadas como presentes, como brincos, colares, bolsas e quadros. Os artesãos demonstram suas habilidades em diversas técnicas, como filé, ponto cruz, crochê, fuxico e renda renascença.
Uma das artesãs, Betânia Alves, compartilha seu entusiasmo em relação ao Natal, uma das datas mais comemoradas do ano. Ela destaca a importância dessas ocasiões para gerar uma renda extra e impulsionar as vendas. Betânia também fala sobre a versatilidade de suas criações, especialmente as árvores montessorianas, que são feitas com velcro. Além de serem objetos decorativos, essas árvores proporcionam uma experiência interativa para as crianças, estimulando sua coordenação motora e autonomia ao colar e descolar os enfeites.
A coordenadora de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), Salomé Holanda, destaca que cada peça artesanal carrega consigo uma história única. Ela ressalta a beleza e o capricho presentes nas obras, enfatizando que essa é uma oportunidade para os artesãos demonstrarem não apenas talento, mas também amor em cada criação. Além disso, contribui para o fortalecimento da renda e para a movimentação da economia local durante essa época tão especial.
Jonatas Omena, subsecretário da Semtes, explica que os produtos dos artesãos também serão expostos na Vila Natalina, que faz parte das ações de Natal promovidas pela Prefeitura de Maceió. Esse espaço estará aberto tanto para os moradores da cidade quanto para os turistas que a visitam, o que irá movimentar ainda mais a economia local.
A partir do dia 22 de novembro, junto com a iluminação natalina, a Vila de Natal será aberta na Praça Gogó da Ema. O local contará com 8 barracas decoradas com luzes e venderá produtos típicos do artesanato local feitos pelos artesãos do município.
Os pontos de venda da Economia Solidária estão localizados nos Shoppings Pátio, Benedito Bentes, Maceió Shopping, Mangabeiras e Mercado 31, no Jaraguá. Os grupos de artesãos se revezam para expor suas criações nessas localidades.
Essa é uma ótima oportunidade para valorizar o trabalho dos artesãos locais e adquirir produtos únicos, feitos com amor e carinho. Conheça as histórias por trás de cada peça de artesanato e faça suas compras para presentear seus entes queridos neste Natal.