logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Aplicação do Saeb nas escolas municipais de Maceió é concluída com engajamento de profissionais e estudantes

COMPARTILHE

Recepção dos alunos durante aplicação da prova Saeb 2023. Foto: Cortesia

Com a participação engajada de profissionais e milhares de estudantes, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) concluiu nesta terça-feira (14) a aplicação das provas do Sistema Brasileiro de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) nas escolas da rede pública municipal. Ao todo, 7.409 estudantes participaram da avaliação nacional, sendo 6.111 alunos do 5° ano e 1.298 do 9° ano, distribuídos em 91 unidades escolares.

O projeto Se Liga no Ideb!, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió por meio da Semed, foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Nos meses anteriores à aplicação das provas, a prefeitura realizou ações estruturantes com o objetivo de mobilizar profissionais e estudantes, realizar uma avaliação diagnóstica da aprendizagem, promover a formação continuada de professores e gestores escolares, além de organizar e desenvolver atividades pedagógicas de intervenção.

O Se Liga no Ideb! contou com o apoio de parceiros, que promoveram atividades lúdicas, educativas e premiações, visando estimular e engajar os estudantes para melhorar o desempenho educacional. Durante a aplicação das provas, as escolas recepcionaram os estudantes com entusiasmo, proporcionando atividades de descontração, com música e lanches. Além disso, os estudantes receberam kits contendo materiais necessários para a realização das avaliações.

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, agradeceu a participação e o engajamento dos estudantes, enfatizando o empenho de toda a equipe técnica da Semed, professores, gestores escolares e o apoio da gestão do prefeito JHC e dos parceiros, como o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), que contribuíram para tornar o projeto inovador uma realidade.

Para Jó, todas as atividades realizadas no âmbito do projeto Se Liga no Ideb!, desde o lançamento da campanha, tiveram como foco a aprendizagem de forma lúdica. A professora e subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma, ressaltou o compromisso da pasta com o desempenho dos estudantes na avaliação, destacando que a prova do Saeb é a última etapa de um processo iniciado anteriormente, por meio do compromisso da Semed em promover a aprendizagem e melhorar o desempenho de todos os estudantes.

Com o encerramento das provas, espera-se que os resultados forneçam um panorama mais completo sobre a Educação Básica na capital, auxiliando na identificação de pontos fortes, necessidades e oportunidades de aprimoramento. O Saeb é um sistema de avaliação que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira, incluindo médias de desempenho, taxas de aprovação, reprovação, evasão e dados do Censo Escolar, que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb, criado em 2007, avalia a qualidade da educação com base no fluxo escolar e nas médias de desempenho nas avaliações, influenciando políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação em todo o Brasil.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade