Alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), da Escola Municipal Suzel Dantas, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, concluíram no sábado (10), as atividades do Projeto Práticas Pedagógicas Antirracistas.A proposta desenvolvida na escola faz parte da tese de doutorado da professora Maria Cristina Conceição, responsável por diagnosticar e aplicar o ensino antirracista na grade curricular dos estudantes.De acordo com a coordenadora pedagógica, Lidja Maria, a atividade teve como objetivo principal ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do tema.
Buscando trazer essa discussão e engajar os alunos neste contexto, todo o corpo docente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Municipal Suzel Dantas se comprometeu com as atividades voltadas para esta temática.
Além do trabalho em sala de aula, algumas atividades como palestras e oficinas foram organizadas, explicou.A aula de campo realizada no sábado foi a última atividade do projeto.
No encontro, os alunos viajaram para a Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, e puderam se conectar com a ancestralidade presente no local.A visita ao memorial da Serra da Barriga foi um momento único e rico em vivências e conhecimentos para os alunos.
Eles destacaram a importância dessa atividade, que reuniu conhecimentos adquiridos em sala de aula com a possibilidade da experiência de estar no memorial da Serra da Barriga, disse a coordenadora.Para os alunos, a experiência foi enriquecedora e muito especial.
Foi lindo, pois muitas coisas conheci e aprendi de um lugar que só ouvia falar, compartilhou Ranuzia Ferreira, de 81 anos.
Conheci a história e estive na terra de Zumbi dos Palmares, disse Maria Cleonice dos Santos, 46.
Para Nancir Tavares, 63, a oportunidade de conhecer a Serra da Barriga foi a melhor parte.
“Foi um dia maravilhoso e muito importante para mim”, disse.As atividades do projeto ocorreram nos dias 18 e 24 de maio, com cinema e palestra, e nos dias 01, 09 e 10 de junho com palestras, procedimentos estéticos e aula de campo.
As atividades incluíram cinema (Cine Axé: Dudú e o Lápis Cor da Pele); oficina de turbantes, ministrada pela graduada Lucélia Thayná; a palestra “Embelezamento com Empoderamento Consciente da beleza Afro-brasileira”, ministrada pela Terapeuta Capilar e Hair Stylist Dayse Maria Lins.Os alunos participaram, ainda, de oficina de fitagem como técnica de finalização na definição dos cabelos cacheados, oferecida pelo Afro Estúdio Negra Beleza; assistiram a palestra “Valores Civilizatórios Afro-brasileiros Eu o Outro e a Cultura Popular”, proferida pelo professor/doutor Bruno Rogério Duarte (UNEAL/SEMED); e fizeram oficina de músicas e danças da cultura popular.Por fim, ganharam uma noite da Beleza Negra e, fechando as atividades, foram à aula de campo em visita à Serra da Barriga, em União dos Palmares.Para a diretora, Maria Raquel de Lima Barros, as atividades foram muito importantes para os alunos e para os professores também.
É sempre muito proveitoso esse tipo de promoção de atividades extraclasse, pois os alunos têm a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e saem da rotina diária.
Isso é muito bom para os alunos da Ejai.
Com certeza a escola irá promover outras atividades extraclasses como essa, pois acreditamos que essa dinâmica só enriquece o trabalho realizado no contexto escolar e se traduz na alegria e incentivo aos alunos, concluiu.
Tags:EducaçãoantirracismoensinoEjaiaula de campo SEMEDSecretaria Municipal de Educação Rua General Hermes, 1199 – Cambona CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.