logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alunos de Medicina visitam Vigilância Ambiental em Maceió para conhecer práticas de saúde ambiental.

COMPARTILHE

Estudantes de Medicina conhecem serviços da Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió

 

Na última quarta-feira (13), os alunos do 5º período do curso de Medicina do Centro Universitário de Maceió (Unima), antiga Unit, tiveram uma oportunidade única de visitar a sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) de Maceió. A visita foi conduzida pela gerente Andrea Eufrazio e pelo técnico ambiental e biólogo Robert Germano, que apresentaram uma visão detalhada do órgão municipal e seus esforços na área da Saúde Ambiental.

Durante a visita, o técnico Robert Germano abordou a história e a missão da Vigilância em Saúde Ambiental, destacando os diversos programas ministeriais em execução, como a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrótoxicos (VSPEA), Vigilância em Desastres Ambientais (Vigilância em Desastres Ambientais), Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (VIGIPEQ) e Vigilância para Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (Vigiar).

Segundo Andrea Eufrazio, gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos de monitoramento e fiscalização dos parâmetros sentinelas, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que são essenciais para garantir a qualidade da água e a segurança da população. Além disso, eles puderam conhecer o laboratório de análise de água, onde foram apresentadas a análise organoléptica e o parâmetro de turbidez, proporcionando aos estudantes uma compreensão prática dos métodos utilizados na avaliação da qualidade da água.

A visita à Vigilância Ambiental de Maceió foi uma oportunidade valiosa para os alunos da Unima aprenderem e interagirem com profissionais do município que trabalham na preservação da saúde ambiental e no bem-estar da comunidade. A experiência e assistência proporcionadas pelo serviço público de Maceió contribuíram para a formação acadêmica e profissional dos futuros médicos.

Alunos conheceram as instalações e práticas do setor de Vigilância Ambiental. Foto: Ascom SMS

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade