Na última terça-feira (27), os alunos do 5º ano da Escola Municipal Zilka de Oliveira Graça, localizada no Tabuleiro do Martins, tiveram a oportunidade de participar de uma série de atividades voltadas para incentivar a leitura. O projeto, intitulado “Formando leitores para um amanhã de sucesso”, teve como foco principal os temas carnavalescos, como marchinhas e o Pinto da Madrugada.
Com o objetivo de formar leitores e escritores, a iniciativa busca despertar o interesse das crianças pela leitura, contando com o apoio das famílias dos estudantes. Cerca de 300 alunos, do ensino infantil ao 5º ano, foram contemplados com as atividades, que foram realizadas em dois turnos ao longo do dia.
Durante as atividades, os estudantes puderam aprender mais sobre os gêneros textuais com a presença do professor Eraldo Ferraz, da Universidade Federal de Alagoas. O professor, vestido a caráter e no clima carnavalesco, respondeu a diversas perguntas dos alunos e ressaltou a importância de desenvolver projetos como esse nas escolas.
A presença do professor Eraldo Ferraz proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, incentivando ainda mais o gosto pela leitura. A interação com o docente especializado no assunto contribuiu para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre os gêneros textuais e sua importância no contexto escolar.
Em meio a brincadeiras e aprendizado, os alunos da Escola Zilka de Oliveira Graça puderam desfrutar de um dia diferente, repleto de atividades lúdicas e educativas. A iniciativa “Formando leitores para um amanhã de sucesso” mostrou-se eficaz ao estimular o interesse das crianças pela leitura, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico e cultural dos estudantes.