No último sábado (21), alunos de quatro escolas municipais de Maceió participaram dos aulões de preparação para a prova do Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O evento, que aconteceu na Sede da OAB, contou com a presença de cerca de 280 estudantes dos 9° anos das escolas municipais Tradutor João Sampaio, Pio X, Silvestre Péricles e Hévia Valéria. A iniciativa faz parte da campanha “Se Liga no Ideb!”, promovida pela Prefeitura de Maceió, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM).
Durante os aulões, os alunos puderam participar de aulas de Matemática e Português, além de desfrutar de atividades recreativas, como jogos de videogame, esportes, música e lanche. A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, destacou o apoio do prefeito JHC ao projeto e ressaltou o compromisso da pasta em transformar positivamente a vida dos estudantes através da Educação.
A coordenadora técnica do Ensino Fundamental da Semed, Ana Paula Almeida, enfatizou a importância da iniciativa e afirmou que os aulões foram muito gratificantes tanto para a equipe da Semed quanto para os estudantes. Durante as atividades, os representantes de cada escola participaram de um quiz sobre os assuntos revisados, e o vencedor do Quiz do Ideb foi Guilherme Santos, aluno destaque da Escola Dr. José Haroldo da Costa, que recebeu como prêmio um notebook.
Guilherme expressou sua satisfação com o preparatório do Saeb e agradeceu pela oportunidade de adquirir conhecimento. Matheus Henrique, aluno da Escola Silvestre Péricles e ganhador da competição entre alunos destaques, também agradeceu e ressaltou a importância do estudo para alcançar conquistas.
A secretária Jó agradeceu aos estudantes pela participação, à equipe da Semed, aos técnicos e professores envolvidos no projeto, e aos parceiros do “Se Liga no Ideb”, em especial ao Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). Ela destacou que o projeto foi um divisor de águas na história da educação do município de Maceió, despertando nos alunos o interesse pelo conhecimento através da diversão e motivação.
Além dos aulões, a Semed disponibilizou materiais de apoio aos estudantes, como apostilas e exercícios, para que eles possam continuar estudando em casa. O Ideb, índice criado em 2007, avalia a qualidade da educação com base no fluxo escolar e nas médias de desempenho nas avaliações. Os resultados obtidos nas avaliações influenciam nas políticas públicas para melhoria da qualidade da educação. O Saeb faz parte do Ideb e os estudantes da rede municipal de Maceió serão submetidos a essa avaliação no final deste mês de outubro.