A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem promovido visitas técnicas de alunos da área da saúde, por meio da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A integração entre instituições de ensino e o campo prático é fundamental para a formação sólida e contextualizada dos futuros profissionais da saúde.
Na última quinta-feira (14), alunos do curso Técnico de Enfermagem do Grau Técnico visitaram o Pam Salgadinho, enquanto no dia 6, foi a vez dos alunos do 5º período de medicina da Universidade Unima. Durante as visitas, os estudantes foram acolhidos e orientados por Fábio Mota, responsável técnico do SAE/CTA do bloco I Pam Salgadinho, que também atua como preceptor no serviço.
Essas atividades desempenham um papel crucial no processo de formação dos novos profissionais, proporcionando uma aproximação dos estudantes com a realidade profissional e contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais. As visitas técnicas são estratégias planejadas para permitir aos estudantes uma imersão no ambiente profissional, vivenciando de perto as práticas e desafios da área de saúde, com foco na atuação do Programa Municipal de IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais.
Teresa de Carvalho, técnica do programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, ressaltou a importância das atividades, destacando que as visitas técnicas são essenciais para aproximar os estudantes do campo da prática profissional. Ao integrar a rede escola SUS e abrir espaço para orientar estudantes de diferentes níveis de ensino, a SMS fortalece a integração entre ensino, serviço e comunidade, possibilitando que os estudantes aprendam sobre prevenção e assistência no campo das IST durante seu processo formativo.
Por meio dessas visitas técnicas, a SMS contribui para a formação de uma rede de profissionais capacitados e comprometidos com a saúde pública, disseminando informações sobre prevenção e assistência em áreas importantes como IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. A iniciativa reforça a importância da integração entre teoria e prática na formação dos futuros profissionais da saúde.