Na madrugada desta segunda-feira (11), agentes da Defesa Civil de Maceió embarcaram rumo ao Rio Grande do Sul (RS) com o objetivo de auxiliar a Defesa Civil local no atendimento às vítimas do ciclone extratropical que causou estragos em várias cidades do Estado na última semana. A iniciativa partiu da Prefeitura de Maceió, que enviou os agentes como reforço para os municípios afetados, visando ajudar na recuperação após as fortes chuvas e enchentes que resultaram em 43 mortes e mais de 52 mil pessoas afetadas, de acordo com a Defesa Civil do RS.
Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, ressaltou a importância da missão: “É a nossa segunda missão este ano em estados brasileiros que sofreram com desastres naturais. É uma honra podermos nos disponibilizar para ajudar aqueles que mais precisam neste momento, mas também é uma enorme responsabilidade. Estamos indo para somar e estender a mão aos nossos amigos gaúchos”. Os técnicos serão responsáveis pela identificação e mapeamento das áreas afetadas, além de auxiliar nas medidas necessárias para o restabelecimento das comunidades atingidas.
No mês de março, a Defesa Civil de Maceió prestou assistência em São Sebastião (SP) após deslizamentos de terra causados pelas chuvas intensas, que deixaram mais de três mil desabrigados e 64 mortos. “Temos uma equipe técnica estruturada e experiência em atuação durante desastres. Estamos à disposição para contribuir e auxiliar no que for preciso”, acrescentou o coordenador.
A equipe é composta por profissionais das áreas de engenharia civil, engenharia de agrimensura e cartografia, geografia, geologia e assistência social, além do coordenador-geral. Ao todo, são 13 agentes que permanecerão no Rio Grande do Sul por aproximadamente seis dias, prestando auxílio à Defesa Civil das cidades afetadas.
A solidariedade e a cooperação entre as Defesas Civis de diferentes estados brasileiros são fundamentais para enfrentar as consequências de desastres naturais. A atuação conjunta permite a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo as ações de recuperação e apoio às vítimas. A equipe de Maceió está pronta para contribuir com seu conhecimento técnico e disposição para ajudar, mostrando mais uma vez a importância da solidariedade em momentos de crise.