As ações preventivas executadas pela Prefeitura de Maceió tiveram reflexo na quadra chuvosa deste ano. Com obras realizadas e entregas de unidades habitacionais, a gestão do prefeito JHC conseguiu minimizar os efeitos das chuvas na capital, com a redução de ocorrências, e garantiu assistência às famílias afetadas.
Obras de contenção de encostas e intervenções em áreas de risco levaram mais tranquilidade a comunidades na capital alagoana. Os serviços proporcionam mais segurança para a população, que vivia temendo o período chuvoso.
Quando assumiu a gestão da Prefeitura de Maceió, o prefeito JHC beneficiou com o aluguel social três mil famílias que residiam em áreas de risco, cujo valor repassado todo mês contribuiu para que os moradores procurassem imóveis em locais mais seguros. Antes, o auxílio abrangia apenas 250 famílias.
E para suprir a carência de moradia, a gestão do prefeito JHC já entregou mais 3.580 unidades habitacionais, beneficiando 14.320 pessoas, que estão inseridas no cadastro habitacional do município de Maceió. Outros seis residenciais (no Vergel do Lago, Santa Amélia e Santos Dumont) ainda serão entregues, o que contribuirá para reduzir ainda mais o déficit habitacional na cidade.
Aliada a estes serviços, a atuação da Defesa Civil de Maceió foi fundamental nas áreas de risco. De janeiro até a primeira quinzena de julho deste ano foram atendidas 1.088 ocorrências entre deslizamentos, imóveis com problemas estruturais e infiltrações, além de desabamentos parciais. Os bairros com os maiores números de acionamentos foram o Jacintinho, Benedito Bentes e a Chã da Jaqueira.
Este número representa uma diminuição de 137% a menos em relação às ocorrências de 2022. Quando a comparação é feita no período que compreende os anos de 2021 a 2023, a redução de ocorrências foi de 114,4%. Os dados reforçam o compromisso da gestão do prefeito JHC na atenção às comunidades que vivem em áreas de risco.