Na manhã desta sexta-feira (27), uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) em parceria com o Sine Maceió proporcionou a pessoas em situação de rua do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua do Benedito Bentes a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho.
O evento ocorreu nos Centros Pop I e III, onde os usuários foram cadastrados pelo Sine Maceió e encaminhados para a seleção de vagas em empresas parceiras do órgão. Cícero Ferreira, marceneiro e usuário do Centro Pop III, expressou sua felicidade e gratidão pela ação, afirmando que ela tem o poder de tirar muitas pessoas das ruas, proporcionando uma vida digna com oportunidades de emprego.
O diretor do Sine Maceió, Nycholas Pires, ressaltou a importância desse projeto e afirmou que irá acompanhar de perto cada processo de transformação de vida dessas pessoas no mercado de trabalho. Ele também destacou que, para aqueles que não possuem a documentação necessária, o órgão irá auxiliá-los a regularizar sua situação, garantindo assim uma oportunidade de renda.
Além disso, os assistidos pelo Centro Pop receberam um crachá de identificação para facilitar a retirada das quentinhas, garantindo a alimentação de todos que precisam. Segundo a coordenadora-geral dos Centros Pop, Darlany Vieira, essa parceria entre a Semdes e o Sine é fundamental para proporcionar uma nova oportunidade de vida aos usuários, permitindo que eles se reestruturem e alcancem uma vida digna.
A ação beneficiou cerca de 80 usuários do Centro Pop III, no Benedito Bentes. É importante ressaltar que iniciativas como essa são essenciais para combater a situação de vulnerabilidade e exclusão social em que se encontram essas pessoas em situação de rua. A oportunidade de trabalho não só lhes proporciona uma renda, mas também a chance de reconstruírem suas vidas e reintegrarem-se na sociedade.
É fundamental que projetos como esse sejam ampliados e replicados em outras regiões, a fim de que mais pessoas em situação de vulnerabilidade possam ter acesso a oportunidades de emprego e possam reconstruir suas vidas com dignidade. A parceria entre a Semdes, o Sine Maceió e as empresas parceiras do órgão é um exemplo de como é possível promover a inclusão social por meio do trabalho e garantir a todos o direito a uma vida digna e plena.