No dia 25 de setembro, foi realizado o 9º Fórum eMulti e o 10º Seminário Alagoano de Atenção Básica (SAAB) em Maceió. Esses eventos, que aconteceram simultaneamente, têm como objetivo promover um espaço de reflexão e diálogo entre profissionais, estudantes e gestores da área de saúde. O encontro ocorreu no auditório da Uncisal (Trapiche da Barra) e foi organizado pela equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (eMulti) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
De acordo com Kelly Luz, responsável técnica pelo eMulti da SMS, o evento é um espaço de formação para residentes e profissionais, com o intuito de fortalecer a Atenção Primária. Durante o evento, foram realizadas oficinas, mesas redondas e palestras, onde foram discutidos os processos de trabalho da atenção primária e a atuação profissional. O objetivo era criar um ambiente de trocas de experiências e soluções para o fortalecimento da assistência à saúde.
Alayde Ricardo, diretora de Atenção à Saúde da SMS, destacou a importância da integração entre os serviços como sinônimo do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ressaltou que a proposta de unir os dois eventos foi excelente, pois permite uma política de educação permanente, integrando ensino, serviço e comunidade. Isso possibilita que os profissionais tenham um olhar ampliado e diferenciado em sua atuação profissional, sempre dispostos a transformar, modificar e aprender.
O tema do 9º Fórum eMulti deste ano foi “Transição eMulti: novos processos de organização de trabalho”, enquanto o 10º Seminário Alagoano de Atenção Básica abordou a temática central “Processos de Trabalho na Atenção Primária: Vivências, Desafios e Possibilidades”. A integração entre os dois eventos estabeleceu uma conexão entre iniciativas acadêmicas e as perspectivas práticas da gestão pública de saúde, unindo conhecimento teórico e experiência de campo.
Durante o evento, foram discutidos diversos temas, como os efeitos da informatização na Atenção Primária, o cuidado compartilhado em saúde, processos de trabalho, desafios da Atenção Primária à Saúde e redes e fluxos intra e intersetoriais. Os trabalhos aprovados durante o evento foram apresentados e, no dia seguinte, os melhores trabalhos receberão uma premiação.
Além disso, o evento contou com a presença de autoridades como o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira, a coordenadora das residências em Saúde da Uncisal, Elaine de Oliveira, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Ribeiro, e a residente da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Giulia Machado.
Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária, o 9º Fórum eMulti e o 10º Seminário Alagoano de Atenção Básica proporcionaram um espaço de discussão e reflexão sobre os desafios e possibilidades da área de saúde. Esses eventos são fundamentais para promover a troca de experiências e a busca por soluções que melhorem a assistência à saúde no estado de Alagoas.