No próximo dia 27 de setembro, será realizada a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), localizada na Rua José de Alencar, 511, no bairro Farol. O objetivo principal do evento é discutir os direitos das Pessoas com Deficiência (PCD) em nossa sociedade, com o tema central “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”.
A conferência, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), em parceria com o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, busca promover a discussão acerca das políticas públicas voltadas para as PCDs, considerando a necessidade de interação e transversalidade das diferentes áreas. Para participar, basta acessar o formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScU1j2MS-2A4GYV9bhFfG0hkQST36CyWlAh8zYC24QADT5zCw/viewform.
Durante o evento, serão reunidas instituições governamentais e a população civil, com o intuito de apresentar propostas que visem assegurar o direito das pessoas com deficiência em nossa sociedade. Serão selecionadas cinco propostas para serem levadas à Conferência Estadual, sendo que uma delas terá a possibilidade de ser levada à Conferência Nacional.
A conferência será dividida em cinco eixos temáticos, que são: Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e acessibilidade; e Os desafios da comunicação universal.
A secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, ressalta a importância do evento e destaca que é fundamental debater as políticas públicas voltadas para as PCDs, considerando a abordagem ampla e agregadora, visando a interação e transversalidade das diferentes áreas.
Portanto, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade para discutir e propor ações que promovam a inclusão e garantam os direitos das PCDs em nossa sociedade. A participação de todos é fundamental para construirmos um Brasil mais inclusivo e igualitário.