No último dia 27, a cidade de Maceió sediou a 4ª Conferência de Direitos da Pessoa com Deficiência, um evento promovido pela Prefeitura que teve como objetivo discutir propostas para melhorar a acessibilidade e inclusão na cidade. A conferência contou com a participação de diversas instituições, órgãos governamentais e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, foram aprovadas cinco propostas que serão apresentadas em um relatório elaborado pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Essas propostas serão encaminhadas para a conferência estadual e, se aprovadas, serão selecionadas para apresentação na Conferência Nacional.
De acordo com Rady Lima, membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e integrante da comissão da conferência, a importância desse evento vai além da discussão das propostas. Ele ressalta que grande parte da sociedade desconhece os direitos das pessoas com deficiência, e a conferência é uma forma de reconhecimento dessa população. Além disso, Rady Lima destaca que o principal objetivo da iniciativa é criar ferramentas para combater as dificuldades de acessibilidade enfrentadas por essas pessoas e promover sua inclusão na sociedade.
Durante a conferência, a bancada foi presidida por Aninha Tiburtino, membro do conselho municipal, e contou com a participação dos vereadores Olívia Tenório e Dr. Valmir, do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Francisco Nascimento, e da secretária da Semuc, Ana Paula Mendes.
A secretária Ana Paula Mendes destacou a importância desse momento, afirmando que dele surgirão propostas que serão importantes não apenas para a cidade de Maceió, mas também para o estado e para o Brasil.
A última vez que a conferência foi realizada em Maceió foi há oito anos, o que torna esse evento ainda mais relevante. Através da discussão e aprovação das propostas, espera-se que sejam criadas medidas efetivas para garantir a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência na cidade.
A conferência se mostrou um espaço importante para a discussão e busca por soluções que possam melhorar a qualidade de vida e a participação social das pessoas com deficiência. A partir das propostas aprovadas, espera-se que a cidade de Maceió possa se tornar cada vez mais inclusiva e acessível para todos os seus cidadãos.