Os municípios de Fortaleza, capital do Ceará, e Teresina, capital do Estado do Piauí, são os mais competitivos em todo o Nordeste, e figuram como 97º e 107º lugares no ranking das 418 cidades avaliadas pelo ´Ranking de Competitividade dos Municípios 2025´, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado hoje.
Os dados, que são tomados anualmente e que levam em conta informações populacionais extraídas do Censo do IBGE, apontam que esse universo levantado corresponde a cerca de 60% de toda a população brasileira, pois avalia todos os municípios, de todas as regiões do país, que tenham mais de 80 mil habitantes.
Trata-se, portando, de um levantamento importante do ponto de vista da economia nacional, significativo para a opção empresarial nas suas decisões por novos investimentos.
Fortaleza, como a 97ª cidade no ranking e primeira na lista de municípios nordestinos, e Teresina, como 107ª em todo o país e segunda colocada no Nordeste, ficam à frente de Salvador, que figura como a 123ª, Aracaju, no 150º lugar, Natal, em 180º, Maceió, que figura em 194º e São Luís, que aparece como o 198º.
Entre os 418 municípios com população acima de 80 mil habitantes, a região Nordeste comparece com o bom número de 88 cidades, aproximadamente 22% do total, mostrando peso e crescimento.
Mas não constitui surpresa que os Estados situados no Sudeste e no Sul do País apareçam não apenas o maior número de no ranking de competitividade, mas também com as melhores posições no levantamento.
Tanto é assim, que a região Sudeste fica com 9 entre os 15 primeiros colocados no ranking, com a liderança cabendo a Florianópolis, em Santa Catarina e Vitória, do Espírito Santo, conquistando o posto de segunda maior competitividade, cabendo a São Paulo a terceira posição. Entre os 15+, a região Sul detém seis dos primeiros lugares.
No Nordeste, os Estados do Ceará, Bahia e Pernambuco têm a maior concentração de municípios mais competitivos, impulsionados sobretudo por empreendimentos nos setores de agronegócios, mas o Estado do Maranhão também aparece bem (embora a capital, São Luis, não figure entre as mais bem colocadas), com uma lista de seis municípios entre os melhores.
O Estado do Piauí, além da excelente posição conquista por Teresina, como a segunda do Nordeste e 107 no ranking geral, também comparece com Parnaíba e Picos entre as mais competitivas.
Por José Osmando