logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Está no Piauí o mais notável modelo de responsabilidade social da imprensa | José Osmando

COMPARTILHE

Está no Estado do Piauí um notável modelo de responsabilidade social praticado por veículos de comunicação. Refiro-me ao Prêmio Piauí de Inclusão Social, que na noite desta terça-feira, 26, entrega aos vencedores de suas seis categorias a premiação merecidamente conquistada por terem sido as referências, neste ano, no esforço individual e coletivo de promover inclusão, gerar solidariedade e contribuir para a melhoria de indicadores econômicos e sociais.

Trata-se da 20ª edição desse Prêmio que, criado e conduzido pelo Grupo Meio Norte, vem, ao longo de duas décadas, contando histórias de pessoas, organizações governamentais, organizações não-governamentais, empreendedores individuais, cooperativas e empresas que fazem a diferença nessa caminhada louvável de construir modelos de superação, avanços e fraternidade.

Nessa trajetória de duas décadas, já são mais de 500 casos modelares mostrados toda semana, ao longo de sete meses de cada ano, aos públicos que leem jornal, vêm televisão, interagem na internet e nas redes sociais e ouvem rádio, numa busca incessante de exemplos que valem por si só, mas que servem como ferramenta pedagógica, fazendo com que, progressivamente, mais e mais pessoas, empresas e instituições se mirem nas histórias que estão sendo contadas e as reproduzam.

Exemplos que se copiam, que se multiplicam, que se ampliam, e vão formando um novo ambiente de trabalho, de ousadia, de força, de coragem, de determinação e de enorme fraternidade, plantando ações transformadoras, modificadoras de situações de atraso que faziam do Piauí, vinte anos atrás, um dos Estados com maiores deficiências e com indicadores mais baixos do Nordeste.

Não corro risco em afirmar que o Prêmio Piauí de Inclusão Social é o maior, mais intenso e abrangente projeto de responsabilidade social criado e desenvolvido por empresas de Comunicação em todo o território nacional. 

Nesse esforço, desde o instante da sua criação e lançamento, o Prêmio Piauí de Inclusão Social foi abraçado pelo Governo estadual, por iniciativa de Wellington Dias, que começara há pouco o primeiro dos seus quatro mandatos como Governador do Estado. Uma parceria, aliás, que se manteve nos governos que se sucederam, dentre eles o de Wilson Martins, e que segue sem interrupção na atual gestão do governador Rafael Fonteles.

A premiação, que a cada ano se realiza com transmissão ao vivo da TV Meio e ampla cobertura de todos os demais veículos, é sempre um evento grandioso, marcado por grande público, pelo interesse da comunidade e pela participação festiva de todos aqueles que inscreveram seus projetos para cada jornada e até mesmo de pessoas que viram suas iniciativas serem premiadas em anos anteriores.

É justa, por todas essas razões, a alegria que se manifesta na família Guimarães, mas em igual dimensão também  nos colaboradores do Grupo Meio, de repórteres, produtores, apresentadores e servidores gerais, pela certeza do pertencimento, por saberem que têm tudo a ver com essa ideia transformadora que nasceu entre eles, no Piauí, e que segue sem tempo para terminar.

Por José Osmando

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade