Publicidade

Publicidade

Seminário em Maceió discute Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, abordando questões relevantes para a área.

COMPARTILHE

Seminário em Maceió debate Educação Permanente em Saúde do Trabalhador

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promoveu, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNCISAL, o I Seminário Regional de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador. O evento, que aconteceu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, marcou o encerramento da segunda edição do Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde da Família, realizado pela Coordenação de Proteção e Segurança do Trabalhador em conjunto com o programa de residência da UNCISAL.

O curso foi oferecido às equipes de Vigilância em Saúde dos municípios das 4ª e 5ª Regiões de Saúde. Durante 14 semanas, as aulas foram ministradas de forma remota, complementadas por visitas técnicas a cada cidade participante, onde foram realizadas inspeções em setores produtivos locais. Essas experiências culminaram no seminário, no qual os participantes das cidades de Capela, Boca da Mata e Quebrangulo puderam debater a importância do curso para o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador e apresentar um relatório com as observações feitas durante as inspeções.

O evento contou com uma mesa redonda sobre as possibilidades e potencialidades da comunicação intersetorial entre saúde, educação e comunidade. A discussão foi facilitada pela tutora da Residência Multiprofissional, Lucélia Sales, pela preceptora Isabelle Vieira e pela residente Deborah Vasconcelos, da UNCISAL. Em seguida, houve uma roda de conversa sobre a Educação Permanente como promotora da Saúde do Trabalhador, com a participação do preceptor do Cerest, Paulo César Fernandes.

A coordenadora-geral do Cerest de Maceió, Sthefane Melo, destacou a importância dessa articulação entre os municípios participantes. “Hoje encerramos mais um curso de capacitação em Vigilância em Saúde do Trabalhador com alguns municípios da nossa área de abrangência. A princípio, as aulas foram realizadas de forma remota e, para finalizar o curso, fizemos de forma presencial, com o objetivo de estreitar os laços e fortalecer as parcerias com os municípios abrangentes. Foram momentos de troca de conhecimento, aprendizagem e muitas informações sobre o nosso trabalho de educação permanente em vigilância à saúde do trabalhador”, explicou.

O objetivo do evento foi debater a importância da residência como instrumento de educação permanente e fortalecimento da comunicação intersetorial, além de promover a criação de vínculos entre os municípios participantes e a equipe do Cerest Regional.

A segunda edição do Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde da Família foi um sucesso, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e contribuir para o fortalecimento da Vigilância em Saúde do Trabalhador. O seminário permitiu a troca de experiências e a apresentação de relatórios com observações relevantes para a área. A iniciativa demonstra o compromisso do Cerest e da UNCISAL com a promoção da saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade