Dentro da programação do Mês da Pessoa com Deficiência, a Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, localizada no Tabuleiro do Martins, realizou uma semana recheada de atividades voltadas aos estudantes da Educação Inclusiva.
A iniciativa contou com brincadeiras e cantigas tradicionais, rodas de conversa com a família e leituras coletivas. As atividades foram concluídas, nesta quarta-feira (30), com a exposição dos quadros do artista plástico alagoano, Sammy Siqueira, que tem Síndrome de Down.
“Trazer essa exposição para a escola foi uma oportunidade de interação para os alunos, principalmente para os estudantes da Educação Inclusiva, que enxergam em Sammy um exemplo. Os estudantes foram muito receptivos, carinhosos, curiosos e demonstraram empolgação pelas obras”, revelou Suzy Siqueira, que é irmã do artista plástico.
As atividades surgiram a partir da proposta do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), sobre a organização de iniciativas que celebrem as diferenças de cada aluno, neste mês dedicado à pessoa com deficiência.
A unidade escolar possui cerca de 46 estudantes com vários tipos de deficiência. A professora da sala de recursos, Marluce Sibaldo, explicou como as atividades auxiliam os estudantes no desenvolvimento interpessoal.
“Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com outros alunos que possuem deficiência, trocar experiências e se divertirem com as brincadeiras, cantigas de roda e apreciar as obras do Sammy Siqueira, que trouxe sua exposição para celebrar junto aos nossos alunos esse mês tão importante”, ressaltou Marluce.
Oportunizando o acesso às obras de arte, a escola promoveu a reflexão dos estudantes, interação e inclusão sobre as diferentes formas de ser e de viver.