A Barraca Recanto do Pontal, localizada na Praia do Sobral, no Pontal da Barra, foi interditada pela Defesa Civil Municipal na tarde de terça-feira (29). A interdição objetiva a segurança da população que circula pelo local, por causa do risco iminente de desabamento da edificação, em decorrência do avanço do mar.
De acordo com Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, a interdição da barraca está respaldada pela legislação vigente. A lei federal confere à Defesa Civil a prerrogativa de vistoriar e realizar intervenções preventivas em edificações que apresentam risco, sempre com o objetivo de preservar a vida das pessoas.
A ação da Defesa Civil faz parte de um conjunto de vistorias que estão sendo realizadas em todas as barracas de praia da capital, locais de grande circulação. O engenheiro civil Júlio Normande, do órgão municipal, explicou que, além do avanço do mar, que compromete o entorno da barraca, há outras patologias que colocam em risco a estrutura.
Segundo Normande, foram identificadas fissuras no rodapé, ausência de um mastro central para servir de apoio para a cobertura, sobrecarga no telhado devido a essa ausência, madeiras de sustentação desgastadas e fiações em contato com a palha da cobertura.
Após a vistoria e a produção do relatório técnico, a Defesa Civil recomendou a demolição emergencial e preventiva da barraca, devido ao risco de colapso da edificação, incêndio em área residencial e erosão costeira/marinha.
A Defesa Civil está monitorando e realizando vistorias em todas as barracas de praia da orla de Maceió, com o objetivo de identificar possíveis danos causados pelo avanço do mar. Fotos divulgadas pela Secom Maceió mostram o estado precário da Barraca Recanto do Pontal, reforçando a necessidade de ações preventivas para garantir a segurança da população.
É fundamental que os proprietários de barracas de praia também assumam sua responsabilidade na manutenção e na regularização das estruturas, a fim de evitar interdições e garantir a segurança dos frequentadores.
A Defesa Civil continuará monitorando e vistoriando as barracas de praia de Maceió, a fim de identificar e solucionar problemas estruturais antes que se tornem uma ameaça à população. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos.