O Programa Castra Pet realizou nesta terça-feira, 18, mais 35 castrações de cães e gatos em Penedo. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) foi idealizada no governo de Ronaldo Lopes e tem como objetivo proporcionar mais saúde aos animais da região. A castração é considerada um método eficaz e seguro para o controle populacional de cães e gatos em todo o mundo. Além disso, contribui significativamente para a longevidade e o bem-estar dos animais.
De acordo com a médica veterinária Gabriela Gonçalves Ferreira, a castração apresenta vantagens para a saúde dos animais. Nas fêmeas, a cirurgia pode prevenir cerca de 80% dos casos de câncer de mama, assim como o câncer de útero e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, como o tumor venéreo transmissível. Nos machos, a castração reduz o risco de câncer de próstata e ajuda a acalmar o animal, que não terá a necessidade de procriar.
Além das castrações gratuitas, os tutores dos animais recebem medicações e orientações sobre os cuidados necessários no pós-operatório, como a limpeza dos pontos, alimentação adequada e a utilização da roupinha cirúrgica por 10 dias para garantir uma boa recuperação dos animais. “A castração é essencial para a saúde dos animais, e o Programa Castra Pet, criado pela gestão Crescendo Com Seu Povo, visa beneficiar os tutores de pets em Penedo, garantindo assim a saúde dos cães e gatos do município”, comentou a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.
Durante a ação, a Secretaria de Saúde de Penedo também disponibilizou um espaço para adoção responsável de animais, resultando em oito adoções registradas de pets que foram entregues vermifugados, com ração e um voucher para castração futura quando atingirem a idade adequada.
Todo o processo de castração e cuidados pós-operatórios é realizado com o intuito de promover o bem-estar e a saúde dos animais, bem como contribuir para o controle populacional e a redução do abandono de cães e gatos na região. A iniciativa demonstra um compromisso com a saúde e o bem-estar animal, além de incentivar a conscientização da população sobre a importância desse procedimento para a qualidade de vida dos pets.
Com informações e fotos da Prefeitura de Penedo