Uma equipe de sete profissionais da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) está em São Paulo para um treinamento na sede central da AACD desde a última terça-feira (16). A ação faz parte do projeto de cooperação técnica entre as duas instituições.
A parceria é inédita em Alagoas e visa levar o padrão de excelência e a expertise da AACD para entidades em diversas partes do Brasil. A AAPPE é a sexta integrante da cooperação e, a partir de agora, está apta para atender com os mesmos protocolos clínicos da instituição.
“Estamos muito felizes com essa nova parceria, pois acreditamos que a cooperação técnica é a forma mais eficiente de levar reabilitação de ponta a quem mais precisa em entidades que já têm a estrutura necessária para prestar esse atendimento”, explica a Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.
Fonoaudiólogos, fisioterapeuta, assistente social, terapeuta ocupacional e psicólogos da AAPPE participam do treinamento. Com isso, a ideia é que esses profissionais tragam novas técnicas e protocolos para os usuários da AAPPE em Alagoas, que passarão a contar com o que há de mais moderno e eficiente em terapias de reabilitação.
“Nosso propósito é dar suporte e voz às pessoas com deficiência e contribuir para o desenvolvimento dessas, proporcionando qualidade de vida, prestando serviços de educação e cidadania, além de defender os direitos delas por meio dos pilares de Saúde, Educação, Assistência Social e Mercado de Trabalho. Temos boas perspectivas quanto à parceria com a AACD. Vamos aprimorar nossas entregas com um olhar ainda mais humanizado e novos conhecimentos”, comemora Iraê Cardoso, superintendente da AAPPE.
Cooperação técnica
O projeto de cooperação técnica da AACD tem o objetivo de levar a expertise e o padrão de excelência da instituição para outras entidades que atuam com reabilitação física e assistência a pessoas com deficiência no país.
Até o final de 2023, mais de 160 profissionais das entidades parceiras já foram treinados para atender pacientes com os mesmos protocolos clínicos da AACD. Hoje, além da AAPPE, instituições da Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Paraná também são cooperadas.
Todas elas receberam um selo de cooperação técnica para comprovar que os pacientes estão sendo atendidos com o mesmo padrão de excelência da AACD. Além disso, a instituição também faz acompanhamento periódico com auditorias e visitas para supervisão em cada entidade.
Sobre a AAPPE
A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) tem 36 anos de história e atua em quatro vertentes principais: Saúde, Educação, Assistência Social e Mercado de Trabalho.
A instituição conta com oito unidades, sendo cinco em Maceió, uma na Barra de São Miguel, uma em Penedo e a outra em Santana do Ipanema. Com isso, consegue atender pessoas que vivem em mais de 40 municípios alagoanos.
Na condição de Centro Especializado em Reabilitação (CER III) e em convênio com o município, a AAPPE presta atendimentos relacionados à reabilitação física, auditiva e intelectual. Por meio da entidade, milhares de crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência têm acesso a um tratamento adequado e humanizado.
No âmbito educacional, a AAPPE beneficia, anualmente, cerca de 200 alunos com a educação complementar por meio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Além disso, oferece cursos de capacitação para pessoas surdas e com deficiência e já encaminhou mais de 5 mil pessoas para o mercado de trabalho.
Mantenedora do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), a AAPPE também foi responsável pela oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em Alagoas, pela formação e qualificação de intérpretes e pela implementação da educação infantil bilíngue no estado.
Mensalmente, cerca de 5 mil pacientes e familiares são atendidos pela instituição.
Sobre a AACD
Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada a pacientes ortopédicos e reabilitação de pessoas com deficiências físicas, sendo composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais via SUS, particular e convênios. A AACD ainda conta com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras.
Hoje a AACD possui unidades próprias em São Paulo (duas), Osasco, Mogi das Cruzes, Recife, Uberlândia e Porto Alegre. Já as parcerias de cooperação técnica estão em Salvador, Jequié, São José do Rio Preto, Poços de Caldas, Maringá e Maceió. Para mais informações, acesse o site da AACD.